Vice-campeão da segunda divisão dos Jogos de Minas, em 2016, o time de futsal de Ponte Nova está pronto para representar novamente a cidade no JIMI. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Ponte Nova)O prazo para as prefeituras se inscreverem para as modaildades coletivas dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), que se encerraria nesta sexta-feira (3/03), foi estendido para 7 de abril. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do Sistema de Inscrições disponível no site do JIMI. É válido que times e atletas procurem a administração municipal de esportes para verificar se ainda há vagas para compor a equipe da sua cidade.

Organizada pela Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (SEESP), a competição que foi substituída desde 2012 pelos Jogos de Minas Gerais volta ao calendário oficial em 2017 em seu formato original, com foco no esporte de participação. “Essa é uma importante ferramenta de transformação social. Com a volta do JIMI, o Governo de Minas Gerais traz de volta o esporte para todos”, reforça o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi.

Cerca de 200 cidades já garantiram sua participação no evento, como é o caso de Ponte Nova. Por ser a cidade-sede da microrregional Caparaó – Aço – Doce, o município irá competir nas quatro modalidades desta primeira etapa – basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes masculino e feminino.

“O JIMI é uma importante ferramenta de continuidade esportiva para todos da comunidade. Aqui em Ponte Nova, quando montamos nossas equipes, privilegiamos os jovens que disputaram o JEMG e as competições estaduais de cada modalidade, exatamente para dar a ele essa oportunidade de seguir no esporte”, destaca Bernardo de Freitas, representante oficial do Município.

Além de Ponte Nova, já foram definidas como cidades-sede da etapa microrregional: Montes Claros (Norte-Central), Pouso Alegre (Sul), Pitangui (Sudoeste-Oeste), Cataguases (Vertentes – Mata), João Monlevade (Metropolitana), e Jequitinhonha (Jequitinhonha -Mucuri). A etapa microrregional Triângulo – Noroeste ainda não possui sede definida. É necessário que os municípios manifestem o interesse em sediar a competição conforme o regulamento.

Campeão da fase Regional dos Jogos de Minas, em 2016, o time de futsal feminino de Itajubá espera repetir o feito no JIMI. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajubá)Vale lembrar que neste ano não será necessária a filiação do atleta a alguma federação. Os atletas já filiados também poderão participar normalmente, sem que haja cobrança de taxa por parte das federações. Para realizar as inscrições equipes e/ou atletas devem procurar a prefeitura de seu município e solicitar sua participação no JIMI.

“A volta do JIMI ao seu formato original além de resgatar a história da competição ajuda as prefeituras a cumprirem um dos seus principais papéis com a sociedade que é fomentar o esporte em sua essência amadora. Além disso, estimulam o desenvolvimento do esporte, o lazer e a recreação dos mineiros como fator de inclusão social”, comemora o secretário municipal de Esportes e Lazer de Itajubá, Júnior Fraga Bastos. O município do território Sul também garantiu sua inscrição na disputa de todos os esportes desta primeira etapa.

Outros prazos
Finalizada as inscrições, os representantes dos municípios terão até o dia 13 de abril para protocolar o ofício de participação assinado por seu representante legal (prefeito).

Além disso, a partir de 10 abril será iniciado o período de complementação das inscrições que vai até 17 de maio. Será a hora de definir quais os atletas e técnicos que representarão cada cidade nessa etapa do JIMI. Após essa data, não será permitida a alteração na relação dos atletas inscritos. Os municípios poderão cadastrar no máximo 25 atletas por modalidade, sendo que cada competidor poderá participar de apenas um esporte coletivo durante todo o evento, estando livre para as disputas individuais.

As inscrições para as modalidades individuais e PCDs serõa de 1º de junho a 6 de outubro.

As disputas da etapa Microrregional ocorrerão de 14 a 18 de junho. A fase Regional será de 6 a 10 de setembro. Já a etapa estadual será dividida em dois períodos: de 12 a 16 de outubro para as modalidades coletivas, e de 3 a 5 se novembro para as individuais e PCDs.

Todo o cronograma do JIMI está disponível no site.

Leia mais
Definidas primeiras sedes das etapas microrregionais e regional do JIMI
Conheça o regulamento, as etapas e modalidades da competição