Foto: Fredson Souza / MCVUm dos maiores times de voleibol do país, o Montes Claros Vôlei, se mantem na quinta colocação da Superliga Masculina e está otimista para a final que acontecerá daqui a quatro jogos (em 11/03). O time do território Norte participa da temporada 2016/2017 da competição com o apoio do Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes (SEEP).

Desde 2014, o clube faz uma campanha ascendente no cenário esportivo. Na temporada 2014/2015 da Superliga ficou em 8º lugar, conquistando o 5º na de 2015/2016. Para o gestor da equipe, Andrey Souza, o Montes Claros avança cada vez mais. “Em 2014, o time tinha uma condição muito ruim, haviam dificuldades com outros gestores e não tinha credibilidade. Hoje já temos uma estrutura de mercado, temos esse crédito, a cada ano damos um passo”, afirma.

Andrey vê o apoio do Governo de Minas Gerais como um instrumento de importante valor para o sucesso do clube. “A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte é uma ferramenta do estado que facilitou a parceria com as empresas. Ela favorece a execução de projetos esportivos, e através dela subsidiamos nossa comissão técnica”, explica.

Atualmente, o Montes Claros coleciona dez vitórias na competição, com 32 pontos, a quatro rodadas da final. O oposto — jogador que atua na posição diretamente oposta ao levantador — Luan José Weber é o maior pontuador do clube e 4º do torneio. Hoje, 2 de março, a bola sobe no clássico mineiro entre o Montes Claros e o Sada Cruzeiro (primeiro colocado na tabela da Superliga). A partida acontecerá às 21h55, em Contagem.

Minas Gerais é privilegiada no voleibol

Foi realizado na última semana, de 21 a 25 de fevereiro, o Campeonato Sul-Americano de Clubes de Voleibol Masculino, em Montes Claros. A competição foi um dos projetos aprovados pelo Minas Esportiva Incentivo ao Esporte. Participaram sete equipes: Montes Claros Vôlei, Sada Cruzeiro, do Brasil; UPCN e Bolívar, representantes da Argentina; além do Club Bohemios (Uruguai); Club Unilever (Peru); e Club San Martín (Bolívia).

Na final, realizada no sábado (25), o Sada Cruzeiro venceu o Bolívar por 3 sets a 0 e se consagrou tetracampeão. Assim, o time da capital garantiu vaga no Campeonato Mundial.

Esta já é a terceira vez que Minas Gerais recebe o Sul-Americano de Clubes. Em 2013 e 2014 a competição aconteceu em Belo Horizonte. No mês passado, Uberaba e Uberlândia foram sedes da versão feminina do campeonato, que contou com a participação do mineiro Praia Clube.

No dia 21 de fevereiro, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou que o estado será sede de três categorias do Campeonato Brasileiro de Seleções. Dois torneios acontecerão em Uberlândia em maio. Os primeiros a entrar em quadra são da Sub-18 Masculina 1ª Divisão, prevista para acontecer entre os dias 15 e 20. A outra categoria é a Sub-17 Feminina Divisão Especial que será realizada entre os dias 22 e 27 do mesmo mês. Já a Sub-19 Feminino Divisão Especial será disputada em São Sebastião do Paraíso entre os dias 19 e 25 de outubro.

Incentivo ao Esporte de Minas Gerais

Mecanismo de fomento à prática esportiva no estado, que por meio dele é possível viabilizar o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos aprovados na SEESP. Assim, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Estado podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde que foi sancionada a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, foram aprovados 452 projetos que trouxeram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total de iniciativas, 117 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos que ultrapassam os R$ 31,8 milhões.

O número de beneficiários já chega a mais de 66 mil entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em 51 municípios de Minas Gerais.

Saiba mais.

Serviço – Sada Cruzeiro x Montes Claros Vôlei
Data: 2 de março
Local: Ginásio Poliesportivo do Riacho
Horário: 21h55
Endereço: R. Rio Paraopeba, 1200, Riacho – Contagem