inceCom o apoio do Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, a Associação Esportiva Gera Esporte promove treinamentos de futebol de campo para crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de ensino de Divinópolis, no território Oeste. Com capacidade para atender 110 alunos, a Associação trabalha o desenvolvimento esportivo atrelado às questões sociais e de cidadania.

O projeto Novo Rumo teve sua execução iniciada em outubro de 2016. Os alunos, com idade entre 10 e 16 anos, treinam todas as terças e quintas-feiras, de 13h às 18h30, na Praça de Esportes da Gerdau. São quatro turmas separadas pela idade dos jogadores. “Buscamos atender crianças e adolescentes em áreas de risco, afasta-los da criminalidade e ajuda-los na socialização. Não é só uma questão técnica, mas também de formação de cidadãos”, explica o coordenador da iniciativa, Mateus Levi.

Antes dos treinos, uma assistente social realiza palestras com duração de 15 minutos para os atendidos pelo Novo Rumo. “Sempre temos um bate papo com os alunos. Os temas são sobre drogas, sexualidade, higiene e a importância dos estudos”, afirma Mateus. Também participam das conversas personalidades divinopolitanas – como o presidente do Guarani Esporte Clube, Vinícius de Morais, e o ex-jogador de futebol, Fabrício Geremias –, profissionais da área da saúde e da Polícia Militar.

O projeto é executado pela segunda vez via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com o apoio da siderúrgica Gerdau e já está com o terceiro projeto aprovado, aguardando captação. “Com a Lei podemos viabilizar a iniciativa, através da disponibilização do ICMS pela Gerdau. Sem essa alternativa não poderíamos executá-lo e atender as crianças da região”, comenta o coordenador.

Competição para motivar

No último sábado (4/03), o projeto Novo Rumo recebeu, para um amistoso, a equipe da Unidade Divinópolis - Inter de Milão. “Realizamos esse tipo de atividade para motivar nossos alunos, e também para que tenham mais oportunidades de mostrar o empenho”, explica Mateus. Na categoria 2001/2002, houve um empate de 2x2. Já na 2003/2004, o time da casa foi derrotado por 4 a 0.

Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

O Minas Esportiva Incentivo ao Esporte é um programa de fomento à prática esportiva em Minas Gerais. Por meio dele 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Estado podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde que foi sancionada a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, foram aprovados 452 projetos que trouxeram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total de iniciativas, 121 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos que ultrapassam os R$ 32 milhões.

Hoje, o número de beneficiários já chega a mais de 66,8 mil entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em 51 municípios de Minas Gerais.

Mais informações aqui.