Foto: Felippe Drummond/SEESP

No último sábado (11), representantes da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) marcaram presença no evento de entrega das premiações aos destaques de 2016, da Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS). O evento aconteceu em um hotel, no Centro de Belo Horizonte.

Participaram da solenidade Frederico Motta, Superintendente de Programas Esportivos da SEESP, o professor Cláudio Roberto Coelho, coordenador do Paradesporto na estrutura da SEESP, além do ex-secretário de Estado de Esportes, Deputado Carlos Henrique.

“Sabemos a força que o esporte tem em transformar a vida das pessoas e é nosso papel incentivar a pratica de todos. Ainda são poucos praticantes surdos que disputam competições. O Governo de minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Esportes tem fomentando esse desenvolvimento e das demais modalidades PCDs por meio da criação da coordenação de Paradesporto na estrutura da SEESP, que funciona desde janeiro”, destacou Frederico. Ele destacou que a coordenação tem recebido muito apoio das entidades, o que prova o assertivo caminho do projeto da SEESP.

Além de entregarem os troféus para os destaques, também foram distribuídos 60 kits com uniformes e agasalhos aos atletas. “Pode parecer apenas um gesto, mas sabemos que a doação dos uniformes significa muito mais que isso. Este é o primeiro passo que damos para nos aproximar cada vez mais dos esportes paralímpicos”, avalia o coordenador de Paradesporto Cláudio Roberto Coelho.

Presidente da FMDS, Rodrigo Malta, também exaltou a parceria da entidade com a secretaria. “Infelizmente o esporte de surdos acaba não sendo incluído como desporto paralímpico, o que dificulta muito nosso trabalho. Por isso é tão importante o reconhecimento e apoio a nossa federação por parte da SEESP. Isso nos dá força para seguir lutando”, destacou.

Quem também esteve presente na solenidade de premiação, foi o Deputado Carlos Henrique que esteve à frente da SEESP no biênio 2015 e 2016. “Durante todo o meu mandato, e agora com o Ricardo Sapi à frente da pasta de esportes, a secretaria sempre foi parceira no desenvolvimento do esporte paralímpico. Prova disso, é que a partir deste ano haverá a inclusão da disputa do futsal e do badminton para surdos nos Jogos do Interior de Minas (JIMI)”, comemorou.

Além da parceria que propiciou a doação dos uniformes, a FMDS possui dois projetos inscritos nos editais 01/2015 e 01/2016, da Lei estadual de Incentivo ao Esporte, que já estão aprovados, aguardando a captação dos mais de R$ 400 mil reais.

Esta é uma conquista da Secretaria de Estados de Esporte, que, neste mês de março, completa dois anos de existência.