inclusao seccriA equipe da Coordenação do Paradesporto da Secretaria de Estado de Esportes participou, nessa terça (14/3), da primeira edição de 2017 da série Minas em Diálogo com o tema “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”.

No encontro, promovido pelo Núcleo Multifacetário do Estado de Minas (NUMEM), uma parceria entre a Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (SECCRI) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi discutida a Lei n° 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, mais conhecida como o Estatuto da Pessoa com Deficiência. O texto classifica como pessoa com deficiência o cidadão “que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que podem obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Segundo Cláudio Coelho, coordenador do Paradesporto da SEESP, a abordagem no encontro teve o objetivo de informar as pessoas acerca da legislação, bem como conscientizar os participantes quanto à necessidade da mudança de postura da sociedade em relação às pessoas com deficiência.