Foto: Tiago Ciccarini/FEEMGAlém dos benefícios para a saúde, o esporte oferece outros frutos, como a formação de valores dentro da sociedade, a disciplina, o respeito, a ética, o trabalho em equipe, entre outros. É com a ajuda de ações como os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), organizados pelas Secretarias de Estado de Esportes (SEESP) e Educação (SEE), que alunos-atletas desenvolvem desde cedo esses méritos.

Segundo o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, a prática esportiva na infância e juventude tem um poder transformador que perdura ao longo da vida. “O esporte ajuda a tornar e a manter o indivíduo saudável, é capaz de ajudar no convívio social, além de ser um grande suporte para a formação de caráter. Saber que os jovens que competem no JEMG já se envolvem com essas questões é motivo de muito orgulho e esperança para que, quando adultos, se tornem cidadãos exemplares”, explica.

Na Escola Estadual Doutor Guilhermino de Oliveira, em Inhapim, Território Vale do Aço, a professora de Educação Física Josiany Balbina vê em cada modalidade e em suas regras específicas um elemento essencial para a formação cidadã. “Ensino, nas salas, com aulas teóricas, e nas quadras, com as práticas, questões sobre o trabalho em grupo, a convivência adequada, o respeito ao próximo, a disciplina, a conhecer os limites e a saber ganhar ou perder, além da inclusão dos alunos com deficiência”, pontua.

Durante a preparação para a competição, os alunos treinam no contraturno escolar, de duas a três vezes por semana. Josiany destaca que é um período que ocupam a mais na escola, e afastados da criminalidade preenchem o tempo livre. A instituição competiu na etapa microrregional dos Jogos em Caratinga e foi campeã em três modalidades: futsal masculino, handebol masculino e xadrez feminino, todas no módulo I.

A disciplina, a independência e a organização dos alunos da escola são alguns dos principais pontos elogiados por Josiany. “Na microrregional os estudantes tiveram um grande gasto energético e foram cuidadosos, por exemplo, com a alimentação, que teve de ser moderada. Foram responsáveis para que conseguissem um melhor desempenho nas partidas”, explica.

Para a professora os bons resultados alcançados se estendem ao pódio. “O ganho não é só na quadra, mas também na melhora dos alunos dentro da sala de aula. Levam as lições sobre respeito mútuo e comportamento também para dentro de casa, percebendo que nem mesmo os familiares são iguais. Quando um aluno sabe respeitar o outro dentro da quadra, também sabe fora dela”, afirma.

É na modalidade de xadrez que a aluna-atleta Gabriely Gomes, de 12 anos, teve a oportunidade de desenvolver alguns desses valores. “Comecei a jogar quando tinha nove anos, apenas por diversão. Depois comecei a levar a sério, treinando mais e não parei. Para isso tive que ter disciplina para que pudesse agir mais rápido e melhorasse minhas estratégias”, conta.

Gabriely está classificada para a fase regional, que será disputada novamente em Caratinga a partir de 10 de julho. A estudante pretende levar os aprendizados que são desenvolvidos no xadrez, como o espírito de decisão, coragem e organização para a vida adulta. “Aprendi muitas coisas que usarei na prática e na vida, e isso é muito bom. Então, vou jogar mais”, finaliza.

Última semana de execução da microrregional
A primeira etapa do JEMG, a microrregional, se encerra no próximo domingo (18), sendo recebida em 49 cidades do estado, divididas de acordo com as Superintendências Regionais de Ensino (SRE), da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Na última semana os classificados para a fase regional foram conhecidos em Barbacena (Vertentes), Coronel Fabriciano (Vale do Aço), Curvelo (Central), Fervedouro (Mata), Manhumirim (Caparaó), Patos de Minas (Noroeste) e Vespasiano (Metropolitano).

Nesta segunda-feira (12), a 7ª e última semana de execução da etapa microrregional tem início em Alto Caparaó (Caparaó), Baependi (Sul), Janaúba (Norte), Monte Carmelo (Triângulo Norte), Pompéu (Central) e Várzea da Palma (Norte).

Regional
No dia 10 de julho tem início a segunda fase dos Jogos, a regional. Além de Caratinga, Além Paraíba (Mata), Arcos (Oeste), Caratinga (Vale do Aço), Ituiutaba (Triângulo Norte), Lavras (Sul) e Montes Claros (Norte) receberão as disputas.

Participam da etapa as escolas inscritas das seis cidades-sede, além dos times vencedores da microrregional nas modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) e os quatro primeiros alunos-atletas colocados, em cada módulo e naipe, na modalidade de xadrez. Peteca e vôlei de praia passam a integrar a programação do evento a partir desta fase.

JEMG
O JEMG, o maior e mais importante programa esportivo-educacional do estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de alunos-atletas entre 12 e 17 anos. Realizado pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento teve neste ano número recorde de cidades inscritas: foram 830, ou 97% dos municípios mineiros.

Solenidades de abertura das etapas microrregionais - 12 a 18/06

Baependi
Data: 12/06/2017
Local: Ginásio Poliesportivo Correião (Rua Conego Monte Raso, 71, bairro Centro)