Atletas do Brasil e do mundo esquentaram o clima do Mineirinho no último fim de semana. (Foto: No tatame/IBJJF)

Por meio de duas ações da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) a população da região metropolitana de Belo Horizonte teve, no último fim de semana, duas oportunidades gratuitas de lazer relacionadas a eventos esportivos.

Tradicional palco do esporte no Estado o Mineirinho recebeu o Winter International Open de Jiu-Jitsu, uma das principais competições da modalidade que conta pontos para o ranking de faixas pretas da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF em inglês), que classifica os melhores para os mundiais da modalidade.

Atletas na faixa dos 50 anos disputaram o título na categoria Master. (Foto: Arquivo Pessoal)Durante o sábado (8) e o domingo (9), mais de 900 atletas do Brasil e do mundo, de praticamente todas as idades, disputaram cada ‘pegada’. Destaque para o atleta Paulo Tarso Lima Vianna (foto) que com 50 anos conquistou o título da categoria máster peso médio da faixa preta.

“O jiu-jitsu é uma das modalidades mais inclusivas que existem, prova disso é que em uma competição deste tamanho tínhamos meninos de 16 anos a senhores de mais de 60 anos competindo. Esse é mais um exemplo que as artes marciais trazem saúde e qualidade de vida para todos os seus participantes”, destaca o secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi.

Realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) em conjunto com a IBJJF, o evento teve cessão não onerosa do local pela SEESP e foi realizado com entrada gratuita para os espectadores. Segundo os organizadores, mais de 2 mil pessoas foram ao tradicional ginásio da Pampulha, para acompanhar de perto combates de alto nível técnico.

Outra oportunidade de lazer gratuito gerado em decorrência de uma ação da SEESP aconteceu no Minas Shopping. No sábado, o projeto Academia do Skate da Associação Natividade Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, deu início, no estacionamento que fica ao lado da Riachuelo (G2), as suas atividades que prosseguem até o dia 30 deste mês. Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

No domingo, aconteceu o lançamento oficial que contou com a presença do skatista hexacampeão mundial e medalha de ouro dos X Games de Los Angeles (2006), Sandro Dias, o Mineirinho. Além de uma apresentação na pista montada no local, o atleta deu uma mini clínica para os participantes inscritos no projeto e atendeu o público presente.

Viabilizado pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, a Associação Natividade captou para a execução do projeto R$ 299.641,75 oriundos da dedução fiscal do Governo de Minas Gerais junto à Riachuelo – rede nacional de lojas de departamento.

Além de fazer uma apresentação, Sandro Dias (ao fundo) deu uma mini clínica para os participantes do projeto. (Foto: Juliana Xavier)