A última vez que as duas equipes se enfrentaram, foi no Minas Bowl, em maio do ano passado, diante de quase 9 mil pessoas, no Mineirão. (Foto: Omar Freire/Imprensa MG)

No próximo domingo (16), à partir de 14h, acontece o primeiro clássico mineiro da história da Brasil Futebol Americano (BFA), quando Minas Locomotiva e Sada/Cruzeiro estreiam na elite da modalidade. A partida, que tem todos os ingredientes para ser eletrizante, será na Arena do Calçado, em Nova Serrana, Território Oeste.

O torcedor já pode comprar seu ingresso pela internet, ou, no dia da partida, na bilheteria do estádio. As entradas custam R$ 15 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Crianças menores de 10 anos, em posse de um documento e acompanhadas de um responsável não pagam ingresso.

Além da estreia na competição, este jogo também marca o primeiro confronto entre as equipes desde 2016, quando, na final do Campeonato Mineiro de futebol americano (Minas Bowl), o Minas Locomotiva derrotou o BH Eagles, diante de quase 9 mil pessoas que estiveram no Mineirão, e conquistou o título estadual.

De lá pra cá muita coisa mudou. O BH Eagles fechou um parceria com Cruzeiro Esporte Clube e com o Grupo Sada, e se transformou no Sada/Cruzeiro Futebol Americano. Com essa novidade vieram também inúmeras contratações de jogadores que já atuaram pela seleção brasileira além de alguns estrangeiros.

Já o Minas Locomotiva, apesar de não ter sofrido nenhuma mudança drástica, também se reforçou com a contratação do técnico norte-americano, John Alexander Booker, que já atuou como jogador profissional na NFL, a principal liga da modalidade no planeta. Porém, o técnico que participou da preparação da equipe, não estará presente nesta partida, por ter compromissos fora do país.

Apoio da SEESP
Rivais dentro de campo, a modalidade conta com apoio da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) que, por meio da Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA), ajudou a alavancar a visibilidade do esporte em todo o estado.

Até o final de 2015, as equipes mineiras de futebol americano praticamente só realizavam seus jogos em pequenos campos espalhados pelo Estado. A partir do início dessa parceria, em 2016, a modalidade ganhou força e passou a utilizar os principais estádios mineiros para suas partidas. O Independência já recebeu a modalidade em três oportunidades, enquanto o Mineirão, foi palco de uma disputa.

Neste ano, também com o apoio da SEESP, foi realizada a Copa Minas de Futebol Americano, que contou com a participação de com seis equipes e terminou com o título do Sada/Cruzeiro, que derrotou na final o Juiz de Fora Imperadores.

"Acreditamos no potencial do futebol americano e, desde o ano passado, apoiamos a modalidade que está em franco crescimento no país. Um grande apelo do esporte com a bola oval é, assim como acontece nos Estados Unidos, transformar os jogos em grandes eventos de lazer para toda da família com música, dança e gastronomia. É isso o que queremos: entretenimento dentro e fora dos campos", comemora o secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi.

A competição
Com 30 equipes divididas em quatro conferências regionais (Sul, Sudeste, Nordeste e Centro Oeste), a BFA terá um total de 95 jogos, sendo 80 só na temporada regular.

Os dois times mineiros fazem parte da Conferência Sudeste, juntamente com Flamengo FA, Lusa Lions, Vasco da Gama Patriotas, Vila Velha Tritões, Santos Tsunami, Botafogo Reptiles, Corinthians Steamrollers e São Paulo Storm.

Além das duas equipes que disputam a elite nacional, Minas Gerais também será representada por outros três times na Superliga, competição que dá acesso à ‘1ª divisão’. São elas: Juiz de Fora Imperadores, Betim Bulldogs e Uberlândia Lobos.

Leia também
Crianças e adolescentes do Território Sul conhecem o futebol americano
Pela internet, mais de 300 mil pessoas acompanharam abertura da Copa Minas de Futebol Americano
Futebol americano fica em evidência em Minas Gerais
Equipe mineira conquista Liga Nacional de Futebol Americano
Futebol Americano no Mineirão tem público superior a três partidas da nona rodada do Brasileirão