Secretário de Estado de Esportes em exercício Ricardo Sapi entregou o troféu de Destaque do Interior para o Boa Esporte (Foto: Felippe Drummond/SEESP)Considerado o Oscar do esporte mineiro, o Troféu Telê Santana foi entregue na noite de segunda-feira, 13, aos destaques de 2016. Em sua 16ª edição, a premiação organizada pelos Diários Associados, foi realizada no Mineirão e recebeu, além dos atletas, autoridades do estado como o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, Miguel Correa e Marcus Gimenez, respectivamente secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e subsecretário de Estado de Comunicação Social.

Natural de Varginha, Sapi fez a entrega do troféu de Destaque do Interior para o Boa Esporte, que em 2016 alcançou o maior feito de sua história ao conquistar o título da Série C do Campeonato Brasileiro. Na final, o time do sul do estado derrotou o Guarani por um placar agregado de 4 a 1.

"Fico duplamente feliz. Primeiro por ter a honra de representar a Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) em uma festa tão representativa para o esporte mineiro. Depois, por ter a oportunidade de entregar um prêmio para o time que dá tantas alegrias à minha cidade", comemorou o secretário.

Criado em 2001 pelos Diários Associados, além de formar uma seleção de futebol com os destaques da temporada anterior, o Troféu Telê Santana premia também atletas de outras modalidades esportivas que brilharam no cenário nacional e internacional (mineiros ou por equipes mineiras).

A eleição é feita através de votos populares, no site do Superesportes e telefonemas, além da seleção dos jornalistas esportivos do grupo criador do prêmio, e do Conselho de Notáveis (grupo de ex-jogadores que fizeram história nos gramados mineiros).

Os premiados
Ao todo, a seleção da temporada 2016 ficou com oito jogadores do Atlético (Victor, Marcos Rocha, Gabriel, Fábio Santos, Leandro Donizete, Luan, Pratto e Robinho) e três do Cruzeiro (Léo, Henrique e Arrascaeta). O escolhido para comandar o time eleito foi o técnico Ney da Matta, do Boa Esporte.

O Galo também venceu outros três prêmios, o de artilheiro do Campeonato Brasileiro, com Fred, que marcou 14 gols na competição, e de goleador da temporada, com Robinho, que terminou o ano com 25 gols. Para encerrar as premiações do futebol, o zagueiro Gabriel, do Atlético, e o meia-atacante Matheusinho, do América, empataram como revelações. O América também recebeu Troféu Telê Santana de Destaque Estadual pela conquista do Campeonato Mineiro.

Medalha de bronze na Olimpíada do Rio, Maicon Andrade, do Taekwondo, ganhou o prêmio Destaque Olímpico (Foto: Felippe Drummond/SEESP)Fora dos gramados, o Sada/Cruzeiro ganhou como destaque internacional. Em 2016, o time dirigido pelo argentino Marcelo Méndez se sagrou tricampeão do Mundial de Clubes, tricampeão do Sul-americano de Clubes, bicampeão da Supercopa, tetracampeão da Superliga Masculina de Vôlei, bicampeão da Copa Brasil e heptacampeão Estadual.

Outras feras homenageadas foram o medalha de bronze nos Jogos Rio 2016, Maicon Andrade, do taekwondo, que ganhou o prêmio Destaque Olímpico. E a ginasta campeã do JEMG em 2015, Vitória Guerra, medalha de ouro na categoria juvenil do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica disputado em outubro na Colômbia, que venceu como Destaque Especial.

Os vencedores da 16ª edição do Troféu Telê Santana:
Melhor técnico: Ney da Matta (Boa Esporte, campeão da Série C 2016)
Melhor goleiro: Victor (Atlético)
Melhor lateral-direito: Marcos Rocha (Atlético)
Melhores zagueiros: Gabriel (Atlético) e Leo (Cruzeiro)
Melhor lateral-esquerdo: Fábio Santos (Atlético)
Melhores volantes: Henrique (Cruzeiro) e Leandro Donizete (Atlético)
Melhores meias: De Arrascaeta (Cruzeiro) e Luan (Atlético)
Melhores atacantes: Pratto e Robinho, do Atlético

Destaque Estadual: América (campeão mineiro 2016)
Artilheiro do Brasileiro: Fred (14 gols)
Goleador da temporada: Robinho, com 25 gols (Atlético)
Revelações: Gabriel (Atlético) e Matheusinho (América)
Destaque Internacional: Cruzeiro Vôlei (seis títulos em 2016)
Destaque olímpico: Maicon Andrade (Taekwondo)
Destaque do Interior: Boa Esporte (campeão da Série C do Brasileiro 2016)
Destaque especial: Vitória Guerra (Ginástica Rítmica)
Homenagem especial: Chapecoense

Veja nossa galeria de foto aqui.