O Secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, destacou o apoio ao Olympico Club via lei de Icentivo ao Esporte, que já arrecadou mais de R$ 620 mil. (Foto: Felippe Drummond/SEESP)O Olympico Club realizou, na noite de quinta-feira, 16, a cerimônia de posse da diretoria que comandará a agremiação no biênio 2017 e 2018. Representando o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, destacou na solenidade o trabalho realizado pelo presidente reeleito Nismar Reis a frente da instituição que é uma das maiores formadoras de atletas em Minas Gerais.

Com quatro projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, inscritos nos editais 02/2013, 01/2015 e 01/2016, o clube beneficia 296 jovens, entre 12 e 17 anos, nas modalidades voleibol, natação, futsal e basquete. Cerca de R$ 620 mil garantidos pelo mecanismo foram aplicados nessas atividades e o Olympico está apto a captar outros R$ 256 mil, graças à iniciativa do Governo de Minas Gerais que abdica de uma parcela de seus recursos fiscais em prol do esporte.

“A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) é uma aliada dos clubes por meio do Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico e da Lei de Incentivo ao Esporte. Afinal, essas instituições contribuem com a qualidade de vida da população e são responsáveis por formar 84% dos atletas brasileiros que nos representam nas principais competições mundiais”, avaliou Sapi.

Presidente da Federação de Clubes de Minas Gerais, Marcolino de Oliveira, participou da solenidade e destacou a parceria com os órgãos governamentais. “É muito importante que tanto da Secretaria de Estado de Esportes, quanto a Secretaria Municipal de Esportes, estejam de mãos dadas com os clubes, pois isso ajuda no fortalecimento do esporte em todo o Estado”, afirmou Marcolino.

Cicerone do evento, o presidente reeleito Nismar Reis também destacou o apoio da SEESP ao Olympico, via Lei de Incentivo ao Esporte. “Só tenho a agradecer todo o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria para ajudar os clubes sociais e recreativos. Essa parceria é muito importante para que consigamos manter uma base formadora não só de atletas, mas de cidadãos”, comemorou Nismar.

Como fazer parte da Lei de Incentivo
O Minas Esportiva Incentivo ao Esporte é um programa de fomento à prática esportiva em Minas Gerais por meio do qual 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Estado podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas. Veja como fazer parte clicando aqui.

Desde que foi sancionado o mecanismo, foram aprovadas 452 iniciativas que trouxeram benefícios tanto para a população atendida, quanto para as empresas apoiadoras. Desse total, 116 projetos já foram executados ou estão em execução, com recursos que ultrapassam os R$ 31,8 milhões. Hoje, o número de beneficiários já chega a mais de 66 mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em 51 municípios mineiros.