Montes Claros e Sada Cruzeiro representam Minas Gerais na competição. Foto: Divulgação/Montes Claros VôleiNa próxima terça-feira (21), a bola sobe em Montes Claros para a abertura do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Voleibol Masculino. A competição, cujos jogos serão realizados no Ginásio Tancredo Neves, é um dos projetos aprovados pelo edital 2016 do Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP).

Participam da disputa sete equipes – seriam oito, mas o USL Montjoly, da Guiana Francesa, desistiu, alegando problemas financeiros. Pelo Brasil, Montes Claros Vôlei e o tricampeão sul-americano Sada Cruzeiro são os representantes. O campeonato conta ainda com os argentinos UPCN e Bolívar, além de Club Bohemios (Uruguai), Club Unilever (Peru) e Club San Martín (Bolívia).

Para o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, a realização de mais um grande evento esportivo em território mineiro, desta vez apoiado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, é motivo de orgulho. “Nos últimos anos Minas Gerais se consolidou como a casa do vôlei. Basta ver o sucesso das equipes mineiras nas competições e a presença de equipes internacionais por aqui – como no Mundial de Clubes, na Liga Mundial e no período pré-Jogos Rio 2016. Para a satisfação ser completa, vamos torcer para que um dos mineiros esteja na decisão e conquiste o título”, comentou.

Na fase classificatória, de 21 a 23 de fevereiro, serão três jogos por dia. Na semifinal, no dia 24, acontecem as duas partidas decisivas. A grande final será realizada no sábado, dia 25, ainda sem horário definido.

A equipe que conquistar o título, além do troféu, ganha o direito de representar o continente americano no Mundial de Clubes de Vôlei, que será disputado em dezembro, na Polônia.

É a terceira vez que Minas Gerais recebe o Sul-Americano de Clubes. Em 2013 e 2014 a competição aconteceu em Belo Horizonte. Na semana passada, Uberaba e Uberlândia foram sedes da versão feminina do campeonato, que teve o mineiro Praia Clube entre as equipes participantes.

Apoio ao vôlei

O voleibol é uma das principais modalidades contempladas pelas políticas da Secretaria de Estado de Esportes. Dos 452 projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte desde 2014, 132 contêm o vôlei nas suas atividades, o que equivale a 29,2% das iniciativas. Participante do Sul-Americano de Clubes, a equipe do Montes Claros teve sua presença na Superliga Masculina 2016/2017 viabilizada por projeto aprovado no programa.

Em diversas outras oportunidades o vôlei foi destaque nas ações da SEESP, como em abril de 2015, quando a Secretaria cedeu o Ginásio Mineirinho para a partida decisiva da Superliga Masculina de Vôlei, o campeonato brasileiro da modalidade. Em maio do mesmo ano, quem passou pelo local foi a Seleção Brasileira. A equipe do técnico Bernardinho esteve em Belo Horizonte para a disputa da primeira rodada da fase classificatória da Liga Mundial de Vôlei. Em outubro, foi a vez da cidade de Betim ser sede do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino. A competição, que contou com o apoio institucional da SEESP, teve a participação de equipes dos seis continentes. Em 2016 a competição retornou para Minas Gerais e pela quarta vez consecutiva com a presença do Sada Cruzeiro e do Minas Tênis Clube. Dessa vez com partidas no Ginásio Divino Braga, em Betim.

Incentivo ao esporte mineiro

O Minas Esportiva Incentivo ao Esporte é um programa de fomento à prática esportiva em Minas Gerais. Por meio dele 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Estado podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde que foi sancionada a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, foram aprovados 452 projetos que trouxeram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total de iniciativas, 117 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos que ultrapassam os R$ 31,8 milhões.

Hoje, o número de beneficiários já chega a mais de 66 mil entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em 51 municípios de Minas Gerais.

“Estamos satisfeitos com os resultados, mas queremos muito mais. Buscamos intensificar nossos contatos para que mais empresas conheçam o mecanismo e queiram apoiar os projetos esportivos. Afinal, é muito positivo para as organizações verem sua marca associada a ações que melhoram a qualidade de vida da população e impulsionam o surgimento de talentos esportivos, isso sem retirar nenhuma verba do caixa”, afirma Sapi.

Mais informações: incentivo.esportes.mg.gov.br.

Serviço – Campeonato Sul-Americano de Clubes de Vôlei Masculino
Data: De 21 a 25 de fevereiro
Local: Ginásio Tancredão, Montes Claros.
Endereço: Av. Lago Três Marias s/nº – Bairro Monte Carmelo – Montes Claros/MG.
Mais informações: http://www.voleysur.org/v2/hotsites/hotsite.asp?id=1093#160