O secretario de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, foi o responsável por hastear a bandeira do Brasil, na solenidade de abertura da Corrida dos Campeões. (Foto: Facebook/FHMG)No último fim de semana, a Sociedade Hípica de Minas Gerais, em Contagem, foi palco da Corrida dos Campeões, prova que abre a temporada 2017 do Campeonato Mineiro de Salto. Organizada pela Federação responsável pela modalidade, a competição é viabilizada pelo Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, e contou a participação de aproximadamente 200 atletas, que competiram entre sexta-feira (17) e domingo (19).

Participaram das disputas a bicampeã brasileira na categoria Amador Top, Vitória Rabello Nolli, e o beneficiário do programa Bolsa-Atleta da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), André Fonseca Moura.

Como forma de incentivar a modalidade, o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, esteve presente no local representando o governador Fernando Pimentel. "O hipismo simboliza muito bem o conceito que o esporte é mais do que lazer por acompanhar uma forte atividade econômica", avaliou o secretário que também destacou na ocasião a importância da tradicional competição, que “ano após ano mantêm o alto nível e estimula o surgimento de novos atletas”.

Com dois projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte (edital 01/2016), entre eles o campeonato mineiro, a Federação Hípica de Minas Gerais está apta a captar quase R$ 600 mil, oriundos de recursos fiscais que o Governo do Estado abdica em prol do esporte.

Como fazer parte da Lei de Incentivo
O Minas Esportiva Incentivo ao Esporte é um programa de fomento à prática esportiva em Minas Gerais por meio do qual 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Estado podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde que foi sancionado o mecanismo, foram aprovadas 452 iniciativas que trouxeram benefícios tanto para a população atendida, quanto para as empresas apoiadoras. Desse total, 116 projetos já foram executados ou estão em execução, com recursos que ultrapassam os R$ 31,8 milhões.

Hoje, o número de beneficiários já chega a mais de 66 mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em 51 municípios mineiros.

Mais informações: incentivo.esportes.mg.gov.br.

Leia mais aqui sobre André Moura e o Bolsa Atleta.