Foto: Renata Silva/SEESPA Copa Minas de Futebol Americano 2017 está oficialmente lançada e a bola oval vai voltar a subir a partir do próximo fim de semana. O torneio, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), começa no dia 02 de abril e conta com seis equipes inscritas: Sada Cruzeiro Futebol Americano, Betim Bulldogs, Unimed Miners, Juiz de Fora Imperadores, Uberaba Zebus e Araxá Red Wolves. O confronto de abertura da Copa Minas será entre Sada Cruzeiro e Juiz de Fora Imperadores, às 10h, na Arena Independência.

Durante coletiva de imprensa, realizada na manhã desta terça-feira (28) na Arena Independência, o presidente da Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA), Abraão Coelho, o diretor de esportes da entidade, Laércio Azalim Jr., o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, e representantes dos clubes deram detalhes sobre o planejamento para a competição.

Fortalecimento

O presidente da FEMFA, Abraão Coelho, destacou que, para o crescimento organizado do esporte no Estado, é necessária a união de forças entre os clubes, a Federação e o poder público. O secretário Ricardo Sapi, ressaltou o suporte que a SEESP tem dado ao futebol americano em Minas. “Estamos felizes por participar do lançamento dessa competição e temos acompanhando as dificuldades que a modalidade tem enfrentado. A Secretaria está trabalhando muito para que o esporte se torne cada vez maior em Minas. Hoje os times já têm um diálogo mais aberto e próximo ao gestor público e isso tem um efeito muito positivo para nós. Temos certeza que este será o ano do esporte em Minas Gerais, sobretudo do futebol americano”.

Abraão reforça que a Copa Minas é uma grande ferramenta para o aprimoramento do esporte em Minas Gerais. “Depois de um hiato, conseguimos manter o futebol americano ativo em Minas pelo segundo ano consecutivo. Vivemos um momento de consolidação institucional da Federação, o que reflete diretamente na organização do esporte no Estado. Além disso, estamos aprendendo a, cada vez mais, fazermos eventos de entretenimento completos e essa é a nossa expectativa para a Copa Minas”.

Formato

Laércio Azalim Jr. destacou os objetivos que nortearam a organização do torneio. “A ideia da Federação com a Copa Minas é manter ativo o planejamento já efetuado pelas equipes filiadas, com um calendário de jogos efetivo para o primeiro semestre. Queremos que a Copa Minas seja modelo de organização e planejamento e estamos trabalhando para isso”.

A competição será dividida em duas conferências: Centro, que conta com Sada Cruzeiro, Betim Bulldogs e Juiz de Fora Imperadores; e Triângulo Mineiro, com Unimed Miners, Uberaba Zebus e Araxá Red Wolves. Cada equipe fará dois jogos na fase regular, um como visitante e outro como mandante. Os confrontos foram definidos pela Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA) por proximidade, para priorizar a redução do deslocamento dos clubes.

As duas melhores equipes de cada conferência se enfrentam em jogo único na semifinal, marcadas para 03 de junho. Quem passar se encontra na grande final, agendada para 18 de junho, em horário e local que serão definidos posteriormente.

Com informações da Federação Mineira de Futebol Americano.