O Sada Cruzeiro derrotou o Juiz de Fora Imperadores na abertura da Copa Minas de Futebol Americano (Foto:Washington Alves/Cruzeiro)A manhã do último domingo (02), foi um pouco atípica para os frequentadores do Independência. Isso porque o estádio recebeu a partida de abertura da Copa Minas entre Sada Cruzeiro e Juiz de Fora Imperadores. E os pouco mais de 4 mil torcedores que acordaram cedo e compareceram à Arena, em Belo Horizonte, foram recompensados com um grande jogo que terminou com vitória do time celeste por 26 a 8.

A grande novidade testada nessa partida foi a transmissão ao vivo pelo Facebook oficial do Cruzeiro e também pelo canal do YouTube da Brasil Futebol Americano (BFA). Somadas, elas tiveram mais de 300 mil de visualizações. Além disso, a hashtag #MinasTemFA, referência à partida, também foi um dos destaques no Twitter, chegando ao quarto lugar nos Trending Topics Brasil.

“É uma satisfação muito grande poder ver o quanto o futebol americano está crescendo em Minas Gerais. Saber que mais de 300 mil pessoas acompanharam ao vivo essa partida é uma prova que o esporte está no caminho certo. Esperamos que na sequência da competição, a modalidade siga crescendo para, quem sabe, alcançarmos o recorde de público no país”, prevê o secretario de Estado de Esportes em exercício Ricardo Sapi, que esteve presente ao estádio. Atualmente, o jogo Cuiabá Arsenal contra Coritiba Crocodiles, na Arena Pantanal, em Cuiabá, em novembro de 2015, detém a melhor marca no Brasil: 15.197 presentes.

Quem também comemorou o sucesso da abertura da Copa Minas foi o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares. “Foi um fim de semana especial para nós. No sábado conseguimos uma importante vitória sobre nosso maior rival, e hoje (domingo), para comemorar ainda mais, tivemos a estreia do nosso time de futebol americano, em Belo Horizonte, com essa festa linda. Tenho certeza que é um esporte que veio para ficar e vamos sempre incentivá-lo”, destacou o dirigente.

Organizada pela Federação Mineira de Futebol Americano, a competição é apoiada pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) e tem a participação de seis clubes, divididos em duas conferências. Na Centro, além do Sada Cruzeiro e do Juiz de Fora Imperadores, está o Betim Bulldogs. Já a Conferência Triângulo Mineiro conta com Uberaba Zebus, Araxá Red Wolves e Unimed Miners, de São Sebastião do Paraíso.

Como cada grupo tem apenas três times, tanto o Juiz de Fora Imperadores quanto Sada Cruzeiro voltarão a campo pela Copa Minas para enfrentar o Betim Bulldogs, nos dias 22 de abril e 14 de maio, respectivamente. Já na conferência Triângulo Mineiro, no próximo domingo, 9, o Araxá Red Wolves recebe o Unimed Miners.