Com 321 munícipios inscritos chegaram ao fim, na última sexta-feira (7), as inscrições para a etapa microrregional dos Jogos do Interior de Minas (JIMI). Agora, para confirmar sua participação na competição, os responsáveis dos municípios têm até a próxima quinta-feira, 13, para protocolar o ofício assinado por seu representante legal (prefeito).

Organizada pela Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (SEESP), a competição que foi substituída desde 2012 pelos Jogos de Minas Gerais volta ao calendário oficial em 2017 em seu formato original, com foco no esporte de participação. A não exigência da federação dos atletas, fez com que o número de municípios inscritos quase triplicasse em relação ao ano passado, quando os Jogos de Minas tiveram 119.

“Ter um número tão grande de municípios inscritos no JIMI comprova que foi uma decisão acertada da SEESP de retornar ao formato de competição sem a obrigatoriedade dos atletas serem federados. A intenção era atender os interesses dos participantes, e acredito que conseguimos alcançar este objetivo”, avalia o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi.

O futsal é o esporte que mais recebeu inscrições para o JIMI 2017. Foto: Renata Silva/SEESP“Acredito que através do esporte uma cidade inteira se mobiliza e também se desenvolve pois o esporte é maravilhoso justamente por conseguir quebrar barreiras, preconceitos, igualando todos os envolvidos, sejam eles atletas ou torcedores”, acredita Alex Viana, secretário municipal de Esportes e Turismo de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha.

A cidade que havia ficado de fora da competição em 2016, retorna este ano com a ambição de fazer bonito. “Não é a primeira vez do município, já participamos de diversas competições do JIMI e Jogos de Minas, inclusive já fomos até campeões da etapa Estadual de futsal, em 1993. Espero ser pé quente e que nosso município consiga excelentes resultados, principalmente no futsal que sempre fomos referência em nossa região”, confia Alex.

Rivalidades regionais
Com este alto número de inscritos, outra expectativa é para o encontro de cidades que são declaradamente rivais. Este é o caso de Três Corações e Pouso Alegre, que ficam no Território Sul, e sempre que se enfrentam, principalmente no vôlei masculino, as partidas acabam tento esse ingrediente a mais, o que alimenta o interesse tanto dos atletas, quanto do público em acompanhar as disputas.

“Nossa rivalidade começou há mais de 10 anos, não sei ao certo o porquê. Mas, usamos essa rivalidade como uma ferramenta para fomentar ainda mais o esporte, afinal vencer o time de Pouso Alegre é sempre um objetivo, e quanto mais força nossa rivalidade tiver, a tendência é sempre aumentar a visibilidade e a qualidade das disputas”, avalia Luiz Felipe Ribeiro, representante de Três Corações.

Já o representante de Pouso Alegre, professor Marcelo de Souza, sabe da importância de ter um clássico logo na primeira fase da competição. “Rivalidade é sempre bom para o crescimento do esporte. Ainda mais neste caso, que é uma rivalidade regional, podemos sempre nos testar em alto nível, e nada melhor que ter isso já no início da competição. Normalmente quem ganha o clássico, segue fortalecido para a próxima fase ”.

Outros prazos
Também a partir desta segunda-feira, 10, começou o período de complementação das inscrições que vai até 17 de maio. É a hora de definir quais os atletas e técnicos que representarão cada cidade nessa etapa do JIMI. Após essa data, não será permitida a alteração na relação dos atletas inscritos.

Os municípios poderão cadastrar no máximo 25 atletas por modalidade, sendo que cada competidor poderá participar de apenas um esporte coletivo durante todo o evento, estando livre para as disputas individuais.

Além dessas obrigações, as cidades sedes ainda passarão pela reunião técnica e vistorias entre os dias 8 e 19 de maio. São elas: Frutal (Triângulo-Noroeste), Montes Claros (Norte-Central), Pouso Alegre (Sul), Pitangui (Sudoeste-Oeste), Cataguases (Vertentes – Mata), João Monlevade (Metropolitana), Ponte Nova (Caparaó – Aço – Doce), e Jequitinhonha (Jequitinhonha - Mucuri), que sediarão a primeira fase do JIMI, entre os dias 14 e 18 de junho.

Modalidades individuais
O número de municípios inscritos tende a crescer ainda mais, já que nesta primeira etapa estão sendo feitas apenas as inscrições para as competições por equipes. As inscrições para as modalidades individuais e PCDs (Pessoas com deficiência) serão de 1º de junho a 6 de outubro. As disputas serão entre os dias 3 e 5 de novembro.

As disputas da etapa Microrregional ocorrerão de 14 a 18 de junho. A fase Regional será de 6 a 10 de setembro. Já a etapa estadual será dividida em dois períodos: de 12 a 16 de outubro para as modalidades coletivas, e de 3 a 5 se novembro para as individuais e PCDs.

Todo o cronograma do JIMI está disponível no site.

SEESP impulsiona o esporte em todas as regiões de Minas Gerais
Confira as principais realizações da Secretaria de Estado de Esportes