O secretário Ricardo Sapi recebeu a visita do diretor da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Luiz Celso Giacomini. Foto: Renata Silva/SEESPO secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, recebeu, na tarde desta quarta-feira (19), na Cidade Administrativa, a visita do diretor de Informação e Educação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), do Ministério do Esporte, Luiz Celso Giacomini.

Na oportunidade, o representante da ABCD elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) para combate ao doping nas competições que promove e propôs uma ação do Ministério do Esporte durante a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) deste ano para conscientizar os jovens atletas quanto ao uso indiscriminado de substâncias proibidas no esporte. “Precisamos mostrar para esse público que está iniciando a carreira esportiva que doping é algo sério. Vimos atletas importantes da Rússia, por exemplo, fora da Olimpíada devido ao uso de doping”, comentou Luiz Celso.

Sapi ressaltou a importância desse tipo de trabalho e avaliou a parceria entre Ministério do Esporte e SEESP como valiosa para disseminar informações a respeito da prática esportiva sem uso de recursos tóxicos para melhoria no rendimento. “Temos que inserir esse assunto no contexto do esporte escolar para que, desde os primeiros passos, nossos atletas saibam a importância de preservarem sua saúde e sua integridade esportiva. Conscientes, esses jovens irão levar para suas comunidades, para suas famílias, essas informações tão importantes que, em médio prazo, evitarão novos casos de dopagem no nosso esporte”, comentou.

A campanha Jogo Limpo, da ABCD, tem o objetivo é informar, educar e prevenir os jovens atletas para os efeitos das drogas e do uso de substâncias ilegais para a melhora da performance.

Nas ações realizadas em eventos de esporte escolar, os atletas são incentivados a tirar fotos com o material da campanha e postar nas redes sociais. A recompensa são camisetas e outros brindes para quem publica as fotos e atinge certo número de curtidas.