Foto: FMV/DivulgaçãoMinas Gerais se destacou no IV Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia, realizado no Paraná. A delegação, composta por 18 alunos-atletas e seis membros da comissão técnica, subiu ao pódio por cinco vezes, trazendo na bagagem de volta uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze. Dos competidores, quatro participaram dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) em 2016: Beatriz Cândida Rocha, Mariana Hadad de Almeida, Robson dos Anjos Oliveira e Sávio Custódio Contareli.

Beatriz e Mariana, juntamente com Ester Martins, conquistaram a medalha de prata na série prata sub-19 feminino. Minas também conquistou a medalha de ouro na série bronze sub-15 masculino, a prata na série ouro sub-17 feminino e o bronze nas séries bronze sub-15 feminino e sub-17 masculino. Confira a lista completa das equipes e de suas conquistas aqui.

Segundo o presidente da Federação Mineira de Vôlei (FMV), Tomás Mendes, o campeonato é de grande importância para a construção da modalidade no estado. "Para nós, que temos o vôlei de praia dando os primeiros passos, principalmente nas categorias de base, disputar um campeonato escolar de igual para igual com estados que já fazem esse trabalho há bastante tempo, é muito importante", disse em entrevista ao site oficial da FMV.

O Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia, realizado na cidade de Maringá (PR), de 17 a 24 de abril, contou com a participação de mais de 500 alunos-atletas de 12 a 18 anos de 26 estados brasileiros divididos em seis categorias, nos naipes feminino e masculino.

A competição foi promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e a Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDEPR). De 27 de maio a 03 de junho, os campeões disputarão o Campeonato Mundial, na cidade de Papeete, na Polinésia Francesa.

JEMG
O JEMG, o maior e mais importante programa esportivo-educacional do estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de jovens alunos-atletas. Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), permite que todas as escolas de ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros participem. O JEMG indica os representantes mineiros para os Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.