Foto: Cézar Loureiro/MPIX/CPBDois paratletas mineiros foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) para defender a Seleção Brasileira de Goalball no Campeonato Mundial de Jovens que será realizado em Badaors, Hungria, entre 29 de junho e 10 de julho. Letícia Maria da Silva, da Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte (Adevibel), e Márcio Augusto Mariano Carvalho, da Associação Assistência aos Deficientes Visuais Poços de Caldas (AADV-PC), estão na lista após conquistarem medalha de ouro no Parapan da categoria, realizado em São Paulo no mês de março.

Letícia, que é natural de Uberaba, defendeu a equipe de Minas Gerais nas Paralimpíadas Escolares de 2015 e 2016. Já Márcio, que é de Belo Horizonte, foi campeão do JEMG e competiu com as cores mineiras no torneio escolar em quatro edições. Em 2013, ele participou da disputa no judô. Em 2014, além da luta, participou no goalball – modalidade pela qual conquistou medalhas de ouro e prata em 2015 e 2016, respectivamente, e chegou à Seleção Brasileira.

Antes de partirem rumo à Hungria, os mineiros, assim como os demais convocados, participam da II Fase de Treinamento, que será realizada às vésperas da viagem - de 25 a 29 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo.

Paradesporto mineiro

Desde o início de 2017, a Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) passou a contar com uma Coordenação do Paradesporto, uma conquista da pasta, que em março completou dois anos de existência de forma independente, sem ser ligada a outras temáticas, como ocorria em gestões anteriores.

A área foi inserida à estrutura da SEESP com o objetivo de identificar oportunidades, propor estratégias de ação, buscar parcerias e fomentar o desenvolvimento do esporte para deficientes no estado.

 

Saiba mais:

Com mineiros, Brasil faz história no Mundial de Tênis em Cadeira de Rodas

Mineiros conquistam mais de 280 medalhas em competição paralímpica

Atletas mineiros contribuíram para a vitória do Brasil no Parapan de Jovens