Foto: Marcelo Santana/Imprensa MGO governador Fernando Pimentel participou nesta quinta-feira (1/6), em Montes Claros, Território Norte, da nova fase do Fórum Regional de Governo – Por todo o Estado, com todos os mineiros, e comemorou o sucesso da iniciativa, inédita no Estado. O evento, que contou também com a presença do secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, reforça a política de regionalização implantada pela nova gestão estadual e reuniu representantes dos 86 municípios que integram esse território.

Pimentel ressaltou a importância do projeto, que tem como principal objetivo ouvir para governar. “Estamos celebrando aqui um mecanismo que está dando certo em Minas Gerais, que é estar perto das pessoas, ao invés de governar de longe, lá de Belo Horizonte. Nós estamos governando junto com as lideranças políticas, empresariais, de trabalhadores, do estado inteiro. Por isso, estamos desenvolvendo esse mecanismo dos Fóruns Regionais de Governo, que são uma forma de consultar a população naquilo que é prioritário. Não existe outra maneira de fazer isso quando os recursos são poucos, são escassos”, ressaltou o governador.

Estão programados eventos para cada um dos 17 Territórios de Desenvolvimento, envolvendo todos os órgãos do Governo, que apresentam e disponibilizam serviços aos gestores públicos e à população, além de mostrar suas ações e resultados. Durante a realização dos Fóruns, o núcleo de governo do Estado é simbolicamente transferido para os municípios dos territórios onde se realizam os encontros. Participam secretários de Estado, que têm agendas paralelas às dos Fóruns Regionais com os colegiados executivos, parlamentares, prefeitos, vereadores e representantes de mais de 40 órgãos estaduais. O primeiro encontro desta nova rodada foi realizado em Ituiutaba, Território Triângulo Norte, no último dia 4 de maio.

Secretaria de Esportes desenvolve atividades

Durante a etapa dos Fóruns Regionais em Montes Claros, técnicos da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) apresentaram ao público os programas e ações da pasta, como os Jogos do Interior de Minas (JIMI), que voltam em 2017 no seu formato original, e o Geração Esporte, que passa a ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Confira as entregas da SEESP no Território Norte

A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte também foi abordada. As pessoas interessadas em saber mais sobre o mecanismo receberam atendimento individualizado e esclareceram suas dúvidas. Além disso, gestores do Montes Claros Vôlei falaram sobre a experiência de sucesso na execução do projeto da Lei de Incentivo que viabilizou a participação do time na Superliga Masculina de Vôlei.

Em uma academia ao ar livre instalada no local, um profissional de Educação Física da SEESP demonstrou a melhor maneira de utilizar os equipamentos, a postura correta, alongamentos e deu dicas de atividades que podem ser desenvolvidas com os aparelhos.

Houve ainda uma exposição sobre bolas indestrutíveis na programação da Secretaria de Estado de Esportes no evento.

Fazendo história

Os Fóruns Regionais de Governo foram criados há quase dois anos por meio de decreto do governador Fernando Pimentel. A iniciativa, inédita em Minas Gerais, é um dos pilares da atual administração estadual e tem o objetivo de incluir a população no processo de planejamento das ações governamentais, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma regionalizada.

A divisão territorial do estado proporcionou, nesse período, a realização de mais de 1.400 reuniões em mais de 600 municípios, com a participação de milhares de pessoas. Os primeiros encontros serviram para fazer um diagnóstico dos territórios a partir de levantamento dos problemas e necessidades apontados pela sociedade civil, prefeitos, vereadores e representantes de órgãos do Governo Federal com atuação regional.

As informações coletadas junto à população serviram para orientar a elaboração de documentos estratégicos do Estado: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que reúne os projetos e atividades que o executivo pretende implantar em quatro anos; o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que detalha o planejamento estadual até 2027; e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Com informações da Agência Minas.

Saiba mais:

Fórum Regional de Governo reúne representantes de 30 municípios do Território Triângulo Norte

SEESP promove atividades em nova etapa dos Fóruns Regionais do Governo