Em Juiz de Fora, a etapa dos Fóruns Regionais acontece no Expominas. Foto: Divulgação/CodemigNesta semana será a vez de o Território Mata receber as atividades da nova fase dos Fóruns Regionais de Governo, com previsão da transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel para a cidade de Juiz de Fora. O evento, aberto à população, será nesta quinta-feira (8/6), no Expominas, de 8 às 17 horas, e contará ainda com a presença do secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, que estará no local para conversar e conhecer as demandas dos representantes municipais da região acerca das políticas públicas do esporte.

O circuito, com cerca de 150 ações, mobiliza mais de 40 órgãos do Governo do Estado, que prestam contas das políticas públicas em andamento e dos programas executados. Além disso, esclarecem dúvidas e disponibilizam serviços aos cidadãos, aos representantes de vários segmentos da economia, aos prefeitos, secretários municipais e vereadores dos 93 municípios do território.

O evento em Juiz de Fora ė o terceiro da temporada e acontece na véspera do aniversário de dois anos dos Fóruns Regionais, criados por meio de decreto assinado em 9 de junho de 2015 pelo governador Pimentel. A iniciativa, inédita em Minas Gerais, é um dos pilares da atual administração estadual e tem o objetivo de incluir a população no processo de planejamento das ações governamentais.Políticas da SEESP contemplam o território Mata.

De acordo com Fernando Pimentel, o projeto tem como principal objetivo ouvir para governar. “É um mecanismo que está dando certo em Minas Gerais, que é estar perto das pessoas, ao invés de governar de longe. Nós estamos planejando nossas ações de Governo junto com as lideranças políticas, empresariais, de trabalhadores, do estado inteiro. É uma forma de consultar a população naquilo que é prioritário. Não existe outra maneira de fazer isso quando os recursos são poucos, são escassos”, observa o governador.

Atendimento ao público

A nova fase dos Fóruns Regionais de Governo vai levar uma extensa programação para o Território Mata.

A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) marca presença no evento com diversas atividades. Na oportunidade, a população poderá conhecer mais sobre os programas da pasta e obter informações acerca de ações como os Jogos do Interior de Minas (JIMI), que voltam ao calendário esportivo em 2017 no seu formato original, e o Geração Esporte, que passa a ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Confira as entregas da SEESP no Território Mata

Técnicos da Secretaria prestarão ainda esclarecimentos sobre Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e sobre a funcionalidade dos equipamentos de academias ao ar livre.

Além disso, o público presente poderá conhecer e se cadastrar no Observatório do Esporte, portal da SEESP que tem o objetivo de produzir e disseminar informações voltadas à promoção e fomento do esporte e atividade física por meio de notícias, vídeos, blogs, sessão de artigos especializados.

Estão previstas ainda duas exposições na programação da Secretaria de Estado de Esportes no evento: uma sobre futebol de mesa e outra sobre bolas indestrutíveis.Políticas da SEESP contemplam o território Mata.

Nova etapa

Estão programados eventos da nova fase dos Fóruns Regionais para cada um dos 17 Territórios de Desenvolvimento.  O primeiro encontro desta etapa foi realizado em Ituiutaba, Território Triângulo Norte, e o segundo, em Montes Claros, no Território Norte.

Para mais detalhes da programação do Território Mata, clique aqui.

Serviço/Nova fase dos fóruns regionais – Território Mata
Cidade: Juiz de Fora
Data: 8 de junho (quinta-feira)
Local: Expominas – BR-040, Km 790 – bairro São Pedro.
Horário: 8h às 17h.

Com informações da Agência Minas.