mapa caparaoGoverno de Minas Gerais realiza nesta quinta-feira (29/6) mais um circuito de ações e serviços da nova fase dos Fóruns Regionais. Desta vez o evento será no Território Caparaó, com previsão da transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel para a cidade de Manhuaçu e agendas específicas com representantes da sociedade civil, vereadores e prefeitos dos 55 municípios.

As atividades, preparadas por mais de 40 órgãos do Governo do Estado, serão realizadas no Centro Educacional de Manhuaçu (CEM) de 8h às 17h. O público em geral está convidado a participar da extensa programação, que inclui a exposição de cerca de 150 ações de Governo e prestação de serviços, além de palestras, oficinas, workshops, teatro, feira de artesanato e economia popular solidária.

Um dos temas em debate, de grande interesse dos municípios, será o acerto de contas entre Minas Gerais e a União, com a participação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O assunto se refere às perdas do estado com a Lei Kandir, que desonerou do ICMS os produtos exportados pelos estados.

Estima-se que Minas Gerais deixou de arrecadar cerca de R$ 135 bilhões. Desse montante, os municípios teriam direito a aproximadamente R$ 33 bilhões, ou seja, 25% do total.

Característica regional

A extensa programação, preparada para ao Território Caparaó, leva em consideração as especificidades da região.

A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) marca presença no evento com diversas atividades. Na oportunidade, a população poderá conhecer mais sobre os programas da pasta e obter informações acerca de ações como os Jogos do Interior de Minas (JIMI), que voltam ao calendário esportivo em 2017 no seu formato original, e o Geração Esporte, que passa a ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Confira as entregas da SEESP no Território Caparaó

Técnicos da Secretaria prestarão ainda esclarecimentos sobre Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e sobre a funcionalidade dos equipamentos de academias ao ar livre.

Além disso, o público presente poderá conhecer e se cadastrar no Observatório do Esporte, portal da SEESP que tem o objetivo de produzir e disseminar informações voltadas à promoção e fomento do esporte e atividade física por meio de notícias, vídeos, blogs, sessão de artigos especializados.

Estão previstas ainda duas exposições na programação da Secretaria de Estado de Esportes no evento: uma sobre futebol de mesa e outra sobre bolas indestrutíveis.

Temporada de eventos

O evento em Manhuaçu é o quarto da temporada dos Fóruns Regionais iniciada em maio deste ano. O circuito, que já passou pelos territórios Triângulo Norte (Ituiutaba), Norte (Montes Claros) e Mata (Juiz de Fora), reforça a política de regionalização implantada pela atual administração estadual.

O governador Fernando Pimentel, que tem percorrido os territórios nesta nova fase dos Fóruns Regionais, junto com os secretários de Estado, sempre reitera a importância dos fóruns como ferramentas de construção das políticas públicas.

“Nós estamos planejando nossas ações de Governo junto com as lideranças políticas, empresariais, de trabalhadores, do estado inteiro. É uma forma de consultar a população naquilo que é prioritário. Não existe outra maneira de fazer isso quando os recursos são escassos”, ressalta o governador.

Para acessar programação completa clique aqui

Serviço:

Nova fase dos Fóruns Regionais – Território Caparaó.
Dia: 29/6/17 (quinta-feira)
Cidade: Manhuaçu
Local: Centro Educacional de Manhuaçu (CEM)
Alameda Doutor Eloy Werner, 211 – Alfa Azul.
Horário: 8h às 17h.

Com informações da Agência Minas.

Saiba mais:

Secretário Arnaldo Gontijo participa de etapa dos Fóruns Regionais em Montes Claros

Fórum Regional de Governo reúne representantes de 30 municípios do Território Triângulo Norte

SEESP promove atividades em nova etapa dos Fóruns Regionais do Governo

Fórum Regional de Governo reúne representantes de 86 municípios do Território Norte do estado

Juiz de Fora recebe nova fase dos Fóruns Regionais de Governo nesta quinta-feira