Foto: Tiago Ciccarini

A segunda etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), a Regional, contará com competições nas modalidades já disputadas na Microrregional –basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez– como também na peteca e no vôlei de praia. Organizado pelas Secretarias de Estado de Esportes (SEESP) e Educação (SEE), o JEMG terá sua próxima fase realizada entre os dias 10 e 15 de julho em seis cidades –Além Paraíba, Arcos, Caratinga, Ituiutaba, Lavras e Montes Claros.

Segundo o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, o incentivo às diversas modalidades é essencial para a manutenção do desporto em Minas Gerais. “É primordial que os mineiros, principalmente os alunos-atletas, possam conhecer diferentes modalidades esportivas e identificar aquela que mais sentem satisfação em praticar. A peteca é uma modalidade que está sempre presente nas escolas e nas brincadeiras, e é importante que tome maiores proporções em torneios para ter mais visibilidade. O vôlei de praia também está se popularizando, e estar no JEMG é um estímulo para isso ”, alega.

No mês de abril, a delegação mineira foi destaque no IV Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia, realizado em Maringá (PR). A equipe subiu ao pódio por cinco vezes e foi formada por 18 alunos-atletas, dos quais quatro participaram do JEMG em 2016.

A próxima terça-feira, 4 de julho, é a data limite para inscrição e gerenciamento dos alunos-atletas pelas escolas para a etapa Regional. Já até sexta-feira (30), o mesmo procedimento deve ser feito para as modalidades individuais e paralímpicas para a fase Estadual. Acesse o cronograma de execução aqui.

Próximas fases
Os campeões da Regional irão disputar a última etapa do JEMG, a Estadual, de 31 de julho a 5 de agosto. Dessa fase também fazem parte as modalidades individuais e paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Estarão em caráter de demonstração flag football, parabadminton, rúgbi e skate.

A etapa Estadual classifica os mineiros para competições nacionais: os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e Paralimpíadas Escolares, promovidos, respectivamente, pelos Comitês Olímpico do Brasil (COB) e Paralímpico Brasileiro (CPB). Neste ano, o JEJ acontecerá em Curitiba (PR) de 12 a 21 de setembro para alunos-atletas de 12 a 14 anos, e em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro, para aqueles de 15 a 17 anos. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo (SP), de 20 a 25 de novembro.

JEMG
O JEMG, o maior e mais importante programa esportivo-educacional do estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de alunos-atletas entre 12 e 17 anos. Realizado pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento teve, neste ano, número recorde de cidades inscritas: foram 830, ou 97% dos municípios mineiros.