João Pinheiro recebe nova etapa dos Fóruns Regionais.A extensa programação da nova fase dos Fóruns Regionais de Governo chega, nesta quinta-feira (6/7), ao Território Noroeste, formado pelos microterritórios de João Pinheiro, Unaí e Patos de Minas. A sede do evento será João Pinheiro, com previsão da transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel para a cidade e agendas com prefeitos, vereadores e a sociedade civil.

As atividades serão realizadas na Escola Estadual Quintino Vargas, bairro Esplanada, de 8h às 17h. Estão convidados para o evento a população em geral, empreendedores, lideranças do agronegócio, agricultores familiares, movimentos sociais, vereadores e os prefeitos dos 30 municípios do território.

O espaço da escola Quintino Vargas vai abrigar estandes com cerca de 150 ações de mais de 40 órgãos do Governo do Estado, que vão prestar contas à população das políticas públicas executadas, esclarecer dúvidas e disponibilizar serviços aos cidadãos.

A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) marca presença no evento com diversas atividades. Na oportunidade, a população poderá conhecer mais sobre os programas da pasta e obter informações acerca de ações como os Jogos do Interior de Minas (JIMI), que voltam ao calendário esportivo em 2017 no seu formato original, e o Geração Esporte, que passa a ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Confira as entregas da SEESP no Território Noroeste

Técnicos da Secretaria prestarão ainda esclarecimentos sobre Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e sobre a funcionalidade dos equipamentos de academias ao ar livre.

Além disso, o público presente poderá conhecer e se cadastrar no Observatório do Esporte, portal da SEESP que tem o objetivo de produzir e disseminar informações voltadas à promoção e fomento do esporte e atividade física por meio de notícias, vídeos, blogs, sessão de artigos especializados.

Estão previstas ainda duas exposições na programação da Secretaria de Estado de Esportes no evento: uma sobre futebol de mesa e outra sobre bolas indestrutíveis.

Também serão realizados debates, oficinas, palestras, feiras da agricultura familiar e dos empreendedores da economia popular solidária.

Para acessar programação completa clique aqui.

A nova etapa dos Fóruns Regionais tem levado para os territórios um tema de interesse dos municípios: o acerto de contas entre Minas e a União, com a participação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O assunto se refere às perdas de Minas Gerais com a Lei Kandir, que desonerou do ICMS os produtos exportados pelos estados.

Estima-se que Minas Gerais deixou de arrecadar cerca de R$ 135 bilhões. Desse montante, os municípios teriam direito a aproximadamente R$ 33 bilhões, ou seja, 25% do total.

Circuito

O circuito de ações e serviços da nova fase dos fóruns já passou pelos territórios Triângulo Norte (Ituiutaba), Norte (Montes Claros), Mata (Juiz de Fora) e Caparaó (Manhuaçu). A iniciativa reforça a política de regionalização implantada pela atual administração estadual.

O governador Fernando Pimentel, que tem percorrido os territórios nesta etapa dos Fóruns Regionais, sempre reafirma a importância dos fóruns como ferramentas de construção das políticas públicas.

Serviço:
Nova fase dos Fóruns Regionais – Território Noroeste