Foram abertas nesta sexta-feira (7) as inscrições para os municípios interessados em participar das modalidades individuais e destinadas às pessoas com deficiências (PCDs) dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), competição que é realizada pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP).

O prazo para os atletas e/ou equipes que queiram disputar uma das 12 modalidades esportivas, nos naipes masculino e feminino, vai até o dia 15 de setembro. Vale lembrar que os interessados devem procurar a prefeitura de seu município e solicitar sua participação no JIMI. Neste ano, a etapa estadual da competição será realizada na cidade de Lavras, na Região Sul do Estado, entre os dias 11 e 15 de outubro, com as disputas coletivas, individuais e PCDs.

Assim como o JIMI, que voltou a ser disputado neste ano, em seu formato original, após ter sido substituído em 2012 pelos Jogos de Minas Gerais, as competições PCD’s também retornam ao calendário após quatro anos de hiato.

“É muito importante a volta de uma competição como o JIMI, pois é a oportunidade dos atletas paralímpicos disputarem uma competição de nível estadual. Além da inclusão que gera, o JIMI é a principal competição em nosso setor. Por isso, atletas e técnicos o encaram como se fosse um verdadeiro Campeonato Mineiro”, explica o técnico de atletismo paralímpico da equipe de Uberlândia, Leandro García.

Garcia lembra que a cidade do Território Triângulo Norte possui uma grande tradição no que diz respeito às modalidades paralímpicas. “Já ganhamos o JIMI em diversas oportunidade. A expectativa, agora, é que voltaremos a buscar o título”, aposta.

Leandro aposta em seu conjunto, mas uma atleta, em especial, chama sua atenção. “Temos uma atleta que é um fenômeno, chamada Ana Luíza. Ela tem apenas 17 anos e é líder dos rankings adulto da Confederação Paralímpica do Brasil (CPB) no lançamento de disco e no dardo. Porém, como as duas modalidades não serão disputadas, ela deve competir no arremesso de peso, 100m livres e salto em distância”, completa.

Outras datas
A etapa Microrregional, que teve as disputas coletivas de basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes feminino e masculino, aconteceu entre os dias 14 e 18 de junho, nas oito sedes: Montes Claros (Norte-Central), Pouso Alegre (Sul), Pitangui (Sudoeste-Oeste), Cataguases (Vertentes-Mata), João Monlevade (Metropolitana), Ponte Nova (Caparaó-Aço-Doce), Jequitinhonha (Jequitinhonha-Mucuri) e Frutal (Triângulo-Noroeste).

As equipes que se classificaram, agora se preparam para competir na fase Regional, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de setembro, e contará com quatro sedes: Pitangui (Triângulo-Noroeste/Sudoeste-Oeste), São João del-Rei (Sul/Vertentes-Mata), Montes Claros (Jequitinhonha-Mucuri/Norte-Central) e Itabira (Caparaó-Aço-Doce/Metropolitana).

Saiba mais
O JIMI é um programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes, que envolve atletas e equipes do interior em uma grande competição esportiva, com o objetivo de fomentar a prática de atividade física; incentivar a qualificação técnica e tática de atletas e equipes; promover a integração esportiva e o intercâmbio entre as várias representações municipais, contribuindo para o desenvolvimento do esporte; além de aprimorar a gestão esportiva em todo o território mineiro.

Ao todo, o JIMI conta 16 modalidades esportivas em disputa, nos naipes masculino e feminino. Além das modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), também acontecerão competições dos esportes individuais e PCD nas seguintes vertentes: atletismo, natação, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, natação, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica, basquete em cadeira de rodas, atletismo PCD e natação PCD.

Para ver o Cronograma completo do JIMI, clique aqui.

Mais informações: http://www.jimi.esportes.mg.gov.br

Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail: jimi@esportes.mg.gov.br