Foto: Renata Silva/SEESPFoi com muita música, dança, alegria e emoção que a cidade de Arcos, no Território Oeste, celebrou o início da Etapa Regional Centro dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2017, ação da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A solenidade de abertura da competição foi realizada na noite dessa terça-feira (11), com a presença do secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, além de autoridades do município. Pelo ginásio principal do Parque Municipal de Esportes, passaram os representantes das 56 cidades participantes da etapa de Arcos, no ponto alto da noite: o desfile das delegações.

O secretário, em seu discurso, parabenizou a cidade pelo sediamento e incentivou os atletas a buscarem a excelência na prática esportiva. “Ao longo dos anos, não faltam exemplos de esportistas que deram seus primeiros passos no JEMG para alcançarem carreiras de sucesso. Que vocês tenham a mesma motivação e saibam que são parte do maior evento esportivo de Minas Gerais “, destacou, antes de declarar oficialmente aberta a etapa.

Foto: Renata Silva/SEESPO campeão de jiu-jitsu, Léo Boika, e Rúbia Fernandes, campeã de atletismo, foram os responsáveis pelo acendimento da pira olímpica, enquanto a arcoense Karoline Belizário, vice-campeã mineira de handebol na categoria cadete proferiu o juramento dos alunos-atletas.

Apresentações do grupo de dança do Projeto Garoto Cidadão e do artista Edmar de Castro antecederam o show dos Djs Efinito, que transformaram a quadra em uma grande festa com os integrantes do JEMG.

A disputa dos Jogos Escolares em Arcos prosseguem até o sábado (15), em 12 locais de competição. Informações sobre horários das partidas e confrontos podem ser consultadas na tabela.

Outras quatro cidades recebem o JEMG

Além de Arcos, nesta semana outras quatro cidades-sede recebem a etapa Regional do JEMG: Além ParaíbaCaratingaMontes Claros e Ituiutaba. Em Lavras, a execução da Regional Sul tem início na próxima segunda-feira (17).

Estão previstas 2.207 partidas nas modalidades de basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol, voleibol de praia e xadrez entre 1.078 escolas públicas e privadas. São 392 municípios participantes e mais de 11.300 alunos-atletas entre 12 e 17 anos envolvidos nas disputas.

As equipes e atletas melhores colocados carimbam o passaporte rumo à etapa estadual, que será realizada em Uberaba de 31 de julho a 05 de agosto.

Os campeões da última fase do JEMG representam Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, eventos realizados, respectivamente, pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Saiba mais:

Etapa Regional do JEMG começa nesta terça-feira (11) em quatro cidades

Peteca e vôlei de praia estarão na fase Regional do JEMG

Alunos-atletas do JEMG aprendem valores do esporte para dentro e fora das quadras

Alunos-atletas do JEMG combatem o sedentarismo e são ativos nos exercícios físicos

Alunos-atletas que disputaram o JEMG participam de grandes competições nacionais

Famílias incentivam a participação de alunos-atletas no JEMG

Com 830 municípios, JEMG tem recorde de inscritos