Víttor com a campeã mundial no salto com vara Fabiana Murer nos Jogos Escolares da Juventude em 2016. Foto: Marcus Cicarini/FEEMG.Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), ação da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), têm por finalidade o aumento da participação da juventude estudantil mineira em atividades desportivas e paradesportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. Ao longo dos últimos anos, a competição cumpre seu papel e os primeiros frutos, no que tange à revelação de atletas, vêm sendo colhidos. Não faltam atletas reconhecidos no cenário esportivo internacional com passagens pelas disputas escolares. Um deles, Víttor Matheus Santos Souza, de 17 anos, sagrou-se, recentemente, campeão mundial escolar de atletismo, além de ter conquistado medalha de bronze no salto em distância.

Realizado em Nancy, na França, entre 24 e 30 de junho, o Mundial Escolar foi organizado pela Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF, na sigla em Inglês) e teve a participação de 24 países. Durante a disputa, o Brasil conquistou quatro medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze, totalizando 13 medalhas, além de ter se sagrado campeão por equipes com o time masculino.

Mineiro faz história

Natural de Caraí, território Médio e Baixo Jequitinhonha, Víttor Matheus é filiado atualmente ao Clube Esperia, de São Paulo. Antes, fez parte da equipe CRIA-Lavras, na cidade do Sul de Minas.

A trajetória do jovem, no entanto, começou em 2014, quando, no JEMG, defendeu a Escola Estadual de Caraí. Com o 19º lugar conquistado, o atleta se empenhou para, no ano seguinte, obter resultados mais satisfatórios. Em 2015, a medalha de prata nos 100 metros com barreiras levou Vittor à etapa nacional – os Jogos Escolares da Juventude – em Londrina (PR). Lá, ele repetiu o segundo lugar na mesma prova.

Já em 2016, foram duas medalhas de ouro na etapa estadual dos Jogos Escolares, em Lavras, competindo pela Escola Estadual Azarias Ribeiro: uma nos 100 metros rasos e outra nos 110 metros com barreiras, prova na qual também foi ouro na fase nacional, em João Pessoa, na Paraíba.

Graças às conquistas, Víttor foi um dos homenageados no prêmio Melhores do Ano 2016, evento da SEESP que celebra os destaques do esporte.

Multimedalhista

Víttor Matheus integra, atualmente, a seleção brasileira sub-20 de atletismo, pela qual, neste ano, disputou o Sul-Americano da categoria na Guiana. Lá, o mineiro foi medalhista de prata nos 110 metros com barreiras e ouro no revezamento 4x100m.

No Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, disputado no mês de abril em Porto Alegre (RS), Víttor foi medalhista de ouro nos 110 metros com barreiras e no revezamento medley, e quarto colocado no salto em distância.

Em 2016, ele foi segundo colocado na seletiva para a Gimnasíade 2016 nos 110 metros com barreiras e participou da competição realizada na Turquia.

Atualmente, o jovem é o segundo colocado no ranking brasileiro sub-20 na prova dos 110 metros com barreiras e na prova do revezamento 4x100m. No ranking Sul-Americano, Víttor é 3º colocado nos 110m com barreiras e 2º no revezamento 4x100m.

 

Saiba mais:

Paratletas mineiros são convocados para o Mundial de Goalball

Alunos-atletas que disputaram o JEMG participam de grandes competições nacionais

Delegação mineira conquista medalhas em competição escolar de vôlei de praia no Paraná

Atletas mineiros contribuíram para a vitória do Brasil no Parapan de Jovens

Goleira campeã do JEMG é convocada para defender a Seleção Brasileira

Bicampeã do JEMG, Núbia Soares está classificada para os Jogos Rio 2016

Enviar para impressão