Foto: Divulgação/Olympico ClubEm Belo Horizonte, o Olympico Club, reconhecido como grande formador de atletas, promove, no mês de agosto, uma peneirada para jovens que queiram integrar as equipes de basquete, futsal, voleibol e natação do clube.

Os interessados devem se inscrever para a primeira etapa do processo seletivo pelo site do Olympico, na aba seleção de atletas. As inscrições para as categorias sub-13 e sub-15 de futsal acontecem até o dia 7 de agosto. Os cadastros para o futsal sub-17, vôlei masculino e feminino, basquete e natação podem ser feitos até 15 de agosto.

Os atletas selecionados para a segunda etapa receberão confirmação para a fase de testes práticos por e-mail. Para essa etapa, é necessário se apresentar ao clube portando carteira de identidade e usar roupas e calçados apropriados para a prática esportiva.

Os testes, que acontecem em agosto, podem ter duração de até um mês, de acordo com a avaliação da equipe técnica.

Os jovens escolhidos para integrarem as equipes do Olympico Club farão parte dos projetos Atleta Olympico I e II, executados com recursos oriundos da isenção fiscal do Governo do Estado via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. A ArcelorMittal, empresa apoiadora, destinou às duas iniciativas um total de R$ 381.771,76.

Após serem aprovados na peneirada, os atletas terão benefícios como treinamento com técnicos renomados; participação em competições regionais, estaduais e nacionais; uniformes de treino e jogo; acompanhamento psicológico, social e fisioterapêutico; academia de uso exclusivo, com acompanhamento de preparador físico; utilização das dependências do clube sem pagamento de mensalidade e participação em oficinas e palestras educativas.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3073-9102 e 3073-9123 ou pelo e-mail esporte@olympico.com.br.

A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

Mecanismo da Secretaria de Estado de Esporte, o Minas Esportiva Incentivo ao Esporte é um programa de fomento à prática esportiva pelo qual 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 488 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total, 142 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 40 milhões. Já são mais de 76 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 56 municípios mineiros.

Segundo o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, o sucesso do mecanismo é resultado da parceria de sucesso entre o Governo de Minas Gerais, a iniciativa privada e o terceiro setor. “O Minas Esportiva Incentivo ao Esporte é uma ação que nos enche de orgulho e gera um retorno muito positivo para todos os envolvidos. As iniciativas que trabalham a formação de novos atletas, especialmente, são fundamentais para inserir a cultura da atividade física em uma faixa etária com tendência ao sedentarismo, além de buscar novos talentos que levarão o nome do nosso estado além de suas fronteiras”, ressaltou. 

Faixa etária por modalidade:

Modalidade

Ano de nascimento

Inscrições até:

Futsal sub-13 e sub-15 (masculino)

2002 a 2005

07/08

Futsal sub-17 (masculino)

2000 a 2001

15/08

Vôlei (masculino)

2000 a 2004

15/08

Vôlei (feminino)

2001 a 2006

15/08

Basquete (masculino)

2001 a 2005

15/08

Natação (masculino/feminino)

1999 a 2008

15/08