Foto: Manoel Marques/Imprensa MGO governador Fernando Pimentel e o secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi, participaram nesta quinta-feira (3/8) em Nanuque, Território Mucuri, de reunião da nova fase do Fórum Regional de Governo – Por todo o Estado, com todos os mineiros. Durante o evento, com a participação de mais de 3 mil pessoas, o governador anunciou, entre outras ações, a instalação de Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar em Nanuque, que será composto por 16 homens e duas viaturas, atendendo até 20 municípios. Também foram entregues 11 ambulâncias para o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Rede de Urgência Macro Nordeste/Jequitinhonha (Cisnorje), com investimento de R$ 1,3 milhão, que atenderão ao Samu da região.

A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) esteve presente ao evento. Em seu estande, a SEESP disponibilizou a população presente informativos sobre os programas da pasta com informações acerca de ações como os Jogos do Interior de Minas (JIMI), o Geração Esporte, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e o portal Observatório do Esporte.

Em sua fala, o governador destacou a importância dos Fóruns Regionais como instrumento de gestão pública e participação popular, principalmente em momentos de escassez de recursos. “O governo veio a Nanuque para ouvir vocês, levantar os problemas e dizer claramente que os obstáculos são muitos, mas que, juntos, podemos superar qualquer crise. Se não fosse assim, não estaríamos entregando hoje 11 ambulâncias novas para o Samu da região. E não teríamos feito a estrada de Malacacheta a Água Boa. Para as outras demandas, nós vamos conversar com vocês sobre como alocar os recursos, que são poucos”, afirmou. “Sabemos que tem de fazer posto de saúde, reformar escola, colocar viatura nova para a PM. Não dá para fazer tudo de uma vez, então vamos decidir juntos o que é mais importante. É para isso que serve o Fórum Regional”, ressaltou.

Durante o evento desta quinta-feira, que reuniu representantes dos 29 municípios que integram o território, Fernando Pimentel também assinou despacho que cria o Grupo Executivo Permanente para apoiar agricultores familiares na região. Além disso, um selo personalizado do Circuito dos Fóruns Regionais foi lançado.

O secretário Adjunto, Ricardo Sapi, participou da etapa dos Fóruns Regionais em Nanuque.O governador salientou que é fundamental uma boa gestão dos recursos públicos, especialmente neste momento de crise. “Nós temos a seguinte escolha: ou ficamos de frente para a nossa realidade, com prefeitos, vereadores e lideranças políticas, ou viramos as costas e vamos para Belo Horizonte construir Cidade Administrativa. Governos anteriores que me antecederam foram os governos das vacas gordas, quando o Estado tinha dinheiro e virou as costas para a população, usando mal os recursos públicos. Agora não. Estamos de frente para os problemas”, disse.

Nesta nova rodada dos Fóruns Regionais, já foram realizados encontros em Ituiutaba (Triângulo Norte), Montes Claros (Norte), Juiz de Fora (Mata), Manhuaçu (Caparaó), João Pinheiro (Noroeste), Abaeté (Central) e Almenara (Baixo e Médio Jequitinhonha).

Clique aqui para ver o balanço completo das entregas no Território Mucuri.