Idealizador do projeto, Samuel Souza conversou com os servidores sobre a importância da prática esportiva no dia a dia. (Foto: Felippe Drummond/SEESP)

A fim de incentivar a prática de atividades físicas de seus funcionários, a Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) promove pelo segundo ano consecutivo, o Programa Saúde do Servidor. Por meio dessa ação os servidores da pasta serão estimulados a abandonarem o sedentarismo e adotarem hábitos saudáveis em suas rotinas diárias.

Para isso, os participantes serão acompanhados de perto pelo diretor de Incentivo ao Esporte de Formação e Rendimento da SEESP, profissional de Educação Física e idealizador do projeto, Samuel Souza, que fará avaliações físicas individuais dos servidores.

O levantamento inclui anamnese, medidas de circunferências e composição corporal, análise postural, teste de flexibilidade entre outros indicadores para saber mais sobre a condição física de cada um. Com as informações em mãos, ele irá enviar aos funcionários sugestões para melhorias dos valores apontados na avaliação.

Além disso, os servidores com índice de massa corporal (IMC) superior a 25, com percentual de gordura classificado em médio, abaixo da média, ruim ou muito ruim, e aqueles em que a relação cintura e quadril tenha sido considerada alta ou muito alta para a idade, serão convidados a participar do reality SEESP Ativa.

O reality consiste em uma disputa entre os servidores com um objetivo comum: a promoção da saúde. Dessa forma, será atribuída a cada critério (percentual de gordura, IMC e peso) uma pontuação. Após três meses, será realizada uma nova reavaliação física dos participantes e o servidor que fizer o maior número de pontos será premiado e declarado campeão do reality SEESP Ativa.

Mas, Samuel alerta que a ideia é ir além de uma simples competição de quem perde mais peso. “O objetivo principal não é forçar ninguém a malhar. O que queremos com essa ação, é que os servidores adquiram hábitos saudáveis em sua rotina diária, e assim melhorem sua qualidade de vida. Esse é o legado que queremos deixar”.

Para o diretor de Recursos Humanos da SEESP, Weslei Ferreira, essa é também uma grande oportunidade para os funcionários deixarem o sedentarismo de lado. “Como a maioria dos servidores trabalham sentados por várias horas em frente ao computador, é importante que eles desenvolvam o hábito de se exercitarem todos os dias para evitarem problemas de saúde”.

Campeões da primeira edição, os servidores Cláudio Roberto Vasconcelos Dias e Denise Maria Gattás Hallak, recomendam a todos a participação no programa. “Somente o fato de ganhar uma avaliação física completa já deveria ser um atrativo e tanto para todos. Além disso, independentemente do resultado, poder começar a prática esportiva com o acompanhamento de um profissional é muito bom”, conta Denise que além de ter aumentado o número de atividade física por semana, também fez uma reeducação alimentar.

Já Cláudio Dias, que perdeu 12 quilos, este ano não poderá participar do Programa, já que fará uma cirurgia no próximo mês. “Infelizmente este ano não poderei participar, mas vou acompanhar essa ação que ajudou a melhorar muito minha qualidade de vida”, conclui.

Lançamento
(Foto: Felippe Drummond/SEESP)No lançamento oficial do Programa, realizado nesta quinta-feira (17), a secretaria promoveu duas palestras motivacionais para os funcionários. A primeira foi com os aventureiros Alberto Andrich e Antônio Fonseca, que recentemente realizaram a travessia a pé, do Salar de Uyuni, na Bolívia, que é considerado o maior deserto de sal do mundo. Respectivamente Presidente e Vice da World Adventures Society (WAS), eles contaram suas experiências e como a prática esportiva transformou suas vidas.

Depois foi a vez dos fisiculturistas Rafael Silva, Camila e Fábio Caverna. Campeão brasileiro de fisiculturismo em cadeira de rodas, Rafael falou sobre a importância do esporte para se ter uma vida saudável. Já Camila e Fábio elogiaram a força de vontade, superação e dedicação de Rafael, que mesmo diante de tantas adversidades, nunca reclamou de sua condição física e usou isso como um incentivo para vencer na vida através do esporte.

Veja a galeria de fotos do evento clicando aqui.