Delegação mineira que irá disputar a etapa de 12 a 14 anos dos JEJ, embarca para Curitiba na próxima semana. (Foto: Marcus Ciccarini/FEEMG)

Está chegando a hora dos campeões dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) representarem o Estado na primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontece em Curitiba (PR), entre os dias 12 e 21 de setembro, para os alunos-atletas de 12 a 14 anos. Eles vão competir em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Considerado um dos maiores eventos estudantis esportivo do mundo, os Jogos Escolares da Juventude teve, apenas neste ano, a participação mais de dois milhões de alunos-atletas, de aproximadamente 4 mil municípios diferentes. Isso, considerando todas as fases seletivas (Municipais, Microrregionais, Regionais e Estaduais).

E, mesmo antes de começar, a competição já está batendo recordes. Para essa primeira etapa nacional, está confirmada a participação de 4.069 atletas, de 1.396 escolas públicas e privadas de todo o país. Somente de Minas Gerais, irão competir 162 estudantes-atletas de 68 escolas de 39 cidades diferentes, que embarcam para a capital paranaense na próxima semana.

Dividida em duas turmas, das competições individuais e coletivas, a primeira parte da delegação mineira embarca para Curitiba, na próxima segunda-feira (11), com os 79 competidores das modalidades individuais. Enquanto no sábado (16), viajam os outros 83 estudantes-atletas, que disputarão as modalidades coletivas.

“Este ano tivemos o recorde de municípios participando do JEMG (830), consequentemente o nível das disputas também aumentou. Por isso, tenho certeza que estaremos muito bem representados no JEJ. Fico na torcida para que façamos bonito em Curitiba para voltarmos com muitas medalhas”, admite o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo.

A expectativa é que a equipe mineira supere a campanha dessa mesma etapa no ano passado, quando foram conquistadas 14 medalhas, 12 nas modalidades individuais e duas nas coletivas.

Jogos Escolares da Juventude
Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já participaram dos Jogos Escolares da Juventude, entre eles Mayra Aguiar, Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.

Para o evento em Curitiba, o COB selecionou 13 atletas ou ex-atletas olímpicos ou pan-americanos como Embaixadores dos Jogos: Sheilla Castro (Vôlei), Emanuel (Vôlei de Praia), Etiene Medeiros (Natação), Tiago Camilo (Judô), Fabiana Murer (Atletismo), Gideoni Monteiro (ciclismo), Jéssica Maier (ginástica rítmica), Luiz Henrique dos Santos (badminton), Aline Silva (lutas), Ligia Silva (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete), Rodrigo Hardy (futsal) e Silvia Helena Pereira (handebol). A função deles é passar suas experiências aos jovens atletas, através do contato direto, palestras e atividades educativas.

Próxima etapa
Após essa primeira etapa, Brasília (DF) será a sede das competições para os alunos-atletas de 15 a 17 anos, que acontecerá entre 16 a 25 de novembro. Lá, além das 13 modalidades também será disputado o vôlei de praia.

Definidos os campeões estaduais do JEMG
Etapa Estadual do JEMG começa nesta terça-feira (1º), em Uberaba
Regional Sul define os últimos classificados para a fase Estadual do JEMG
Com a presença do secretário Arnaldo Gontijo, Arcos celebra início da fase regional do JEMG