O secretário Arnaldo Gontijo recebeu a prefeita de Estrela Dalva, Maria de Fátima Guerra Cabral. Foto: Felippe Drummond/SEESPMais dois municípios mineiros contarão, em breve, com academias ao livre para incentivar a prática de atividades físicas pela população. Nesta quarta-feira (13), os prefeitos de Estrela Dalva e Santa Bárbara do Tugúrio estiveram em Belo Horizonte para os trâmites de retirada dos equipamentos doados pela Secretaria de Estado de Esportes e, na oportunidade, se reuniram com o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo.

Localizada no Território Mata, Estrela Dalva tem 2448 habitantes. Lá, a primeira academia ao ar livre do município será instalada na Praça Aluísio Vilela – a praça da matriz –, local que já é utilizado para a prática esportiva. A prefeita Maria de Fátima Guerra Cabral conta que já havia uma cobrança por parte da população para a instalação dos equipamentos. “As cidades vizinhas já haviam sido atendidas com as academias e estávamos ansiosos para chegar a nossa vez”, comenta. Segundo ela, serão desenvolvidas ações para a terceira idade na academia, além da possibilidade de uso pelo público em geral. “Temos um projeto chamado ‘Nova Idade’ que promove aulas de gastronomia, dança, esportes e agora a academia ao ar livre será uma aliada para complementarmos as atividades”, conta.

Em Santa Bárbara do Tugúrio, no Território Vertentes, os 4590 moradores também estavam à espera de uma opção para a prática de exercícios físicos. Na cidade, os equipamentos serão instalados na praça do bairro Sagrado Coração de Jesus e, de acordo com o prefeito Vicente Paulo da Silva, será uma opção para quem não pode pagar para frequentar academias convencionais. “Queremos facilitar o acesso de todos a uma vida saudável, começando pelos exercícios físicos. Além disso, nosso projeto 'Idoso Conviver', que hoje atende cerca de 60 idosos, terá na academia ao ar livre mais um espaço para realização de suas atividades”, relata.

O secretário Arnaldo Gontijo reuniu-se com o prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio, Vicente Paulo da Silva. Foto: Felippe Drummond/SEESPPara o secretário Arnaldo Gontijo a doação de academias ao ar livre a um maior número de municípios em todos os territórios do estado leva diversos benefícios à população.  “O objetivo dessas ações é não só incentivar a prática esportiva, mas também combater o problema que temos hoje com o sedentarismo. A gente sabe que a prática esportiva, fomentando a atividade física, traz mais saúde e felicidade para o povo mineiro”, conclui.

No último dia 09 de agosto, o secretário e o governador Fernando Pimentel oficializaram a doação de 296 unidades de academias ao ar livre que serão instaladas em 196 municípios mineiros

Academias

A instalação das academias ao ar livre nos municípios mineiros tem como objetivo oferecer à população locais de atividades esportivas e práticas corporais acessíveis. No conjunto de equipamentos de ginástica, estão simuladores de caminhada, esqui e cavalgada, além de bancos para exercícios para as pernas e braços.

Módulos com sete equipamentos e uma placa de orientação estão em instalação nos 17 Territórios de Desenvolvimento, por meio de convênios e termos de doação do Governo de Minas Gerais, através das secretarias de Estado de Governo e de Esportes, com as prefeituras.