Em seu discurso, o secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi, elogiou o esforço do Olympico para trazer a competição para Minas Gerais (Foto: Felippe Drummond/SEESP)

O secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi, participou, na noite desta segunda-feira (9), da cerimônia de abertura da 1ª edição da Copa Brasil de Basquete Sub-14, que aconteceu no ginásio do Olympico Club, na região centro-sul de Belo Horizonte. A competição que será realizada até o próximo domingo (15), reúne os melhores times do país na modalidade.

Ao todo, 24 equipes de sete estados do Brasil e do Distrito Federal participam do campeonato. Além dos anfitriões, representam Minas Gerais na disputa o Praia Clube, o Esporte Clube Ginástico, o Mackenzie Esporte Clube e o Minas Tênis Clube.

Em seu discurso, Sapi elogiou o fato de uma competição tão importante ser realizada no Estado. “É motivo de orgulho para o esporte de Minas Gerais recebê-los aqui em um clube tão tradicional, para uma competição tão importante. Tenho certeza que a Copa Brasil de Basquete será a responsável por revelar inúmeros atletas que no futuro representarão nosso país mundo afora”, confia Sapi.

Além disso, o secretário adjunto também destacou o fato de que o campeonato será realizado no ginásio que é palco de alguns projetos viabilizados pelo Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP).

Atualmente o Olympico conta com 4 projetos aprovados pelo mecanismo – 3 já executados ou em execução. Ao todo, mais de R$ 620 mil já foram captados para essas iniciativas e mais de 625 atletas beneficiados. Inclusive, a equipe do Olympico que participará dessa competição possui vários atletas que participam dos projetos Atleta Olympico I e II, que são viabilizados pelo mecanismo.

A competição
O Campeonato foi planejado e será executado pelo Olympico nos próximos quatro anos, por meio da aprovação de projeto protocolado no Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e conta com a organização técnica da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e da Federação Mineira de Basketball (FMB).

As 24 equipes estão divididas em seis grupos com quatro equipes cada. Os primeiros colocados de cada chave se classificam para as quartas de final, junto com os dois melhores segundos lugares. Os oito melhores disputam quartas de final, semifinal, até chegar à grande final.

Leia também
Olympico Club disputa Copa Brasil de Basquete Sub-14 com equipe apoiada pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte
Olympico Club seleciona atletas para quatro modalidades esportivas
Sete clubes mineiros estão entre os 100 melhores do país
Apoio da Secretaria de Estado de Esportes é destaque em posse da nova diretoria do Olympico Club
Secretaria de Estado de Esportes é homenageada em cerimônia de premiação no Olympico Club