Aluno-atleta Pedro Henrique é destaque no atletismo mineiro. Foto: Divulgação/UFJFNa preparação para a disputa da etapa para alunos-atletas de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), Minas Gerais já celebra conquistas dos integrantes da sua delegação, que participa do evento em Brasília, entre 16 e 25 de novembro. Na última semana, Pedro Henrique de Oliveira, de Juiz de Fora, conquistou duas medalhas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, realizados em Santiago (Chile). O estudante do Colégio Apogeu, de 16 anos, foi medalha de ouro nos 2.000m com obstáculos e bronze nos 3.000m.

A competição não foi a primeira experiência internacional de Pedro Henrique. O juiz-foranojá esteve no país para disputaro Sul-Americano Cross Country. Na ocasião, o aluno-atleta conquistou a medalha de prata na prova de 6km, na categoria sub-18. Além disso, os Jogos Sul-Americanos da Juventude foram uma preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerão no próximo ano, em Buenos Aires, na Argentina.

Pedro enfatiza o apoio da família quando começou a se interessar pelo atletismo: “Meu primo fazia atletismo e me chamou para ir um dia. Quando eu cheguei lá, gostei bastante e depois nunca mais parei”, conta. Ele ainda ressalta que seu maior sonho é disputar a prova dos 10.000m nos Jogos Olímpicos.

Em torneios nacionais, o mineiro também se destaca. Em 2016, Pedro foi medalhista de prata nos 1000m com obstáculos no Campeonato Brasileiro Sub-16. Lá, ele também competiu nos 1000m rasos e ficou na 5ª colocação. Na Copa Brasil de Cross Country, disputada neste ano, em São Paulo, o estudante foi o campeão dos 6.000m sub-18.

Em 2015, no JEJ, Pedro ficou em 11º lugar nos 1000m rasos. Neste ano, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), competição realizada pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) e que aponta os representantes do estado nos Jogos Escolares da Juventude, o aluno-atleta conquistou a medalha de prata nos 800m e se prepara agora para a disputa do torneio nacional. “Quero chegar nos Jogos, tentar fazer uma boa marca e ganhar uma medalha”, planeja.

Beneficiários do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico também conquistam medalhas no Chile

Mais mineiros voltaram para casa com conquistas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Na ginástica artística, o atleta das categorias de base do Minas Tênis Clube, Lucas Eduardo Costa foi medalhista de ouro com a Seleção Brasileira Masculina na disputa por equipes e ainda subiu ao pódio em outras três oportunidades: no primeiro lugar nas finais individuais das argolas, segundo nas barras paralelas e terceiro no solo.

Lucas e seu treinador Pietro Leddomado estão entre os selecionados para o benefício da Bolsa Atleta e Bolsa Técnico neste ano. O programa da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) busca contribuir para a manutenção da carreira dos atletas e técnicos de alto rendimento, além de proporcionar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participem de competições, visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva, de forma a manter e renovar periodicamente gerações de atletas e técnicos com potencial para representar o estado e o país nas principais competições nacionais e internacionais.

Saiba mais

Minas Gerais encerra Jogos Escolares da Juventude com melhora no desempenho e revelação de novos atletas

Com 162 alunos-atletas, delegação mineira está pronta para a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude

Etapa Estadual do JEMGcomeça nesta terça-feira (1º), em Uberaba

Regional Sul define os últimos classificados para a fase Estadual do JEMG