Na primeira etapa da Copa Ouro, o Nova Serrana Forgeds superou o Piratas da Serra por 13 a 6. (Foto: FEMFA/Divulgação)

A próxima quinta-feira (2) será feriado em todo o país, já que é celebrado o feriado do Dia de Finados. Aproveitando o recesso, a Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA) realizará duas competições simultâneas nas cidades de Nova Serrana e Ouro Preto. Enquanto a primeira receberá a segunda etapa da Copa Ouro de Futebol Americano, Ouro Preto receberá a 1ª edição do Campeonato Mineiro de Flag Football.

Criada para ajudar no desenvolvimento da modalidade por todo o estado, a Copa Ouro terá sequência com uma rodada dupla nesta quinta-feira, com as partidas entre Nova Serrana Forgeds e BH Eagles, a partir de 10h, e, Betim Bulldogs contra o Minas Locomotiva 2, às 15h. As duas partidas serão realizadas no Campo do Nacional de Nova Serrana, e, assim como na primeira etapa da competição, terão transmissão ao vivo na página oficial da FEMFA no Facebook.

“Essa competição só foi possível graças ao trabalho em conjunto com os times, que fortalece o esporte e projeta a modalidade como um todo. Com esse formato de campeonato vamos conseguir aumentar a visibilidade e desenvolver novas formas de organização, focadas no fomento do futebol americano”, avalia o presidente da FEMFA, Abraão Coelho.

Disputada em três cidades base (Belo Horizonte, Betim e Nova Serrana), a Copa Ouro tem uma proposta inovadora de organização, que propõe a participação ativa de todas as equipes em ações como venda de ingressos, divulgação conjunta e ativações de marketing. Os custos relacionados diretamente aos jogos, como deslocamento, montagem de campo e arbitragem, serão divididos integralmente, em partes iguais, entre as equipes participantes. Da mesma forma, as receitas do campeonato serão rateadas entre os clubes.

O formato de disputa estabelece que todos os times irão se enfrentar, de modo que cada equipe faça quatro jogos ao longo da copa, distribuídos nas cinco etapas. Na primeira rodada, os Bulldogs venceram o BH Eagles por 17 x 8; e o Nova Serrana Forgeds superou o Piratas da Serra por 13 a 6. As próximas etapas serão disputadas nos dias 19/11, 03/12 e 17/12.

Flag Football
Também na quinta-feira, terá início, na cidade histórica Ouro Preto, o 1º Campeonato Mineiro de Flag Football. Organizada pela FEMFA, a competição que vai até domingo (5), terá a participação de seis equipes masculinas: Ouro Preto Carcarás, Minas Locomotiva Flag, Ouro Branco Dark Knights, UFMG Dragons, Lavras Falcões e UFDJ Vira-Latas. As partidas serão disputadas no Estádio Municipal Genival Alves Ramalho, conhecido como Campo da Barra.

Ao todo, serão nove jogos ao longo dos cinco dias de campeonato e as seis equipes vão ser divididas por sorteio em dois grupos, no sistema todos contra todos dentro da chave. Nas semifinais, o primeiro colocado do grupo A enfrenta o segundo do grupo B; e o primeiro do grupo B joga contra o segundo lugar do grupo A. Os vencedores se encontram na final.

“A prática do Flag Football está crescendo muito no Brasil. Minas Gerais está solidificando a base do futebol americano e é natural que outras modalidades do esporte também acompanhem esse desenvolvimento. Mesmo assim, é importante que o Campeonato Mineiro de Flag Football já nasça organizado para que isso reflita em crescimento para o futebol americano no Estado, de maneira geral”, avalia Giuliano Grotto, vice-presidente da FEMFA.

As regras do Flag Football são similares às do futebol americano fullpads. Entretanto, é jogado com oito jogadores em campo para cada equipe e o objetivo não é derrubar o adversário com a bola ao chão, mas sim retirar uma fita (flag) -que fica presa ao jogador por um cinto- para parar a jogada. A modalidade foi criada para diminuir o risco de lesões causadas pelo contato característico do Football e popularizar a prática do esporte, sem a necessidade de equipamentos.

Apoio da SESSP
Não bastasse tudo isso, vale lembrar também que há uma semana Minas Gerais foi palco da coletiva de imprensa para o anúncio da convocação dos jogadores que vestirão a camisa do Brasil no amistoso contra a Argentina, em partida que será realizada, no dia 16 de Dezembro, no Mineirão.

Considerado um dos esportes que mais crescem no Brasil nos últimos anos, desde o início de 2016 o futebol americano recebe o apoio institucional da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), ajudando a alavancar a modalidade em todo o estado e contribuindo com a Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA) para o retorno das competições estaduais e ampliando o conhecimento do público sobre o esporte.

Com o apoio do Estado a modalidade ganhou força e passou a utilizar os principais estádios mineiros para suas partidas, uma evolução para os torcedores e atletas, já que, até 2015 as equipes praticamente só realizavam seus jogos em pequenos campos. O Independência já recebeu a modalidade em três oportunidades, enquanto o Mineirão, foi palco de uma final de campeonato. Das quatro partidas, destaque para o jogo de abertura do Campeonato Mineiro de 2016, quando 5.634 foram ao Independência na partida entre Minas Locomotiva e Get Eagles. Os dois times voltaram a se enfrentar na final da competição (Minas Bowl), só que no Mineirão. A partida que terminou com vitória do Locomotiva teve a presença de 8.720 pessoas, que se mantém até hoje como o terceiro maior público da modalidade no país.

Em 2017, também com o apoio da SEESP, foi realizada a Copa Minas de Futebol Americano, que contou com a participação de seis equipes e terminou com o título do Sada/Cruzeiro, que derrotou na final o Juiz de Fora Imperadores.

Além do futebol americano, a SEESP vem ampliando seu trabalho de apoio às diferentes modalidades esportivas como são os casos do MMA, Kart, Pesca Esportiva, Trekking, Balonismo, Corrida de Aventura, Wakeboard, Enduro, Parapente, MountainBike, skate, entre outras.

Leia também
No Mineirão, seleção brasileira de futebol americano é convocada para o clássico contra a Argentina
Times mineiros estreiam na elite do futebol americano no Brasil
Crianças e adolescentes do Território Sul conhecem o futebol americano
Pela internet, mais de 300 mil pessoas acompanharam abertura da Copa Minas de Futebol Americano
Futebol americano fica em evidência em Minas Gerais
Equipe mineira conquista Liga Nacional de Futebol Americano
Futebol Americano no Mineirão tem público superior a três partidas da nona rodada do Brasileirão