Nos dias 16, 17 e 18, o Mineirinho e o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE UFMG), ambos localizados na região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), receberão a XIX edição da Olimpíada Estadual das Apaes de Minas Gerais. Modalidades como atletismo, futsal, judô e ginástica serão disputados por mais de 600 atletas com deficiência intelectual, assistidos por 144 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do estado.

O evento conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Esportes, que cedeu o Mineirinho para a realização das atividades organizadas pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG). A Olimpíada Estadual das Apaes de Minas Gerais é realizada a cada três anos e tem como objetivo oportunizar momentos de interação, uma vez que frequentemente a pessoa com deficiência é impossibilitada desse convívio devido a barreiras físicas e sociais.

Neste ano, espera-se o envolvimento de mais de 800 pessoas durante a Olimpíada, sendo os atletas os grandes protagonistas dessa exitosa oportunidade de desenvolvimento e inclusão social. Para o Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, “a Olimpíada é um momento que possibilita não só a integração e a promoção da habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, mas da oportunidade de autoconhecimento, tanto do próprio corpo, quanto de suas potencialidades”.

Segundo a Coordenadora de Linguagens Alternativas (Artes e Esportes) da Feapaes-MG, Bruna Campos, a abertura do evento, que acontecerá no Mineirinho e é aberta ao público, será como manda o figurino. “Teremos a entrada das delegações, entrega de medalhas de participação, juramento pronunciado pelos atletas, entrada da tocha olímpica com o acendimento da pira e uma mostra com a adaptação do jogo Goalball, praticado por usuários dos programas da Assistência Social e do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Apae de Pará de Minas”, garante.  

As atrações musicais ficarão por conta dos anfitriões do evento. O grupo de percussão “Apaetucada” e o coral “Vozes da Apae”, ambos da Apae Belo Horizonte, irão se apresentar durante a abertura.  

O evento também conta com apoio do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG; do Grupo APLUB; Capemisa Seguradora; Legal Cap; Triângulo da Sorte; Minas Cap e Super Minas Cap.

 

XIX Olimpíada Estadual das Apaes de Minas Gerais

Data da Abertura Oficial: 16/11/2017 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Estádio Felipe Drummond (Mineirinho): Portão 2, Av. Chafir Ferreira, S/Nº, São Luiz – Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita. | Programação Completa: https://goo.gl/K4GXP1

 Com informações de Feapaes-MG

 

Saiba mais:

 

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, paratleta campeão do JEMG realiza sonho

Com mineiros, Brasil faz história no Mundial de Tênis em Cadeira de Rodas

Mineiros conquistam mais de 280 medalhas em competição paralímpica

Atletas mineiros contribuíram para a vitória do Brasil no Parapan de Jovens

Paratletas mineiros são convocados para o Mundial de Goalball

Secretaria de Estado de Esportes passa a contar com Coordenação de Paradesporto