Filha do ex-jogador Euller, Eduarda Braga de Carvalho conquistou nada menos que cinco medalhas de ouro na ginástica artística. (Foto: Marcus Ciccarini/FEEMG)

Chegaram ao fim, neste domingo (19), em Brasília (DF), as disputas individuais dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), módulo II, para atletas de 15 a 17 anos. E, nessa primeira parte da competição nacional a delegação de Minas Gerais deu um verdadeiro show ao conquistar nada menos que 22 medalhas, sendo 11 de ouro, 4 de prata e 7 de bronze.

Destaque para Eduarda Braga de Carvalho, de apenas 15 anos, do Instituto Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte, que ganhou todas as provas que disputou na ginástica artística, conquistando assim cinco medalhas de ouro, nos três aparelhos (arco, bola e maças), além do individual geral e na disputa por equipes.

Filha do ex-jogador de futebol Euller, que ficou conhecido como o “filho do vento”, Eduarda já tem uma meta para a sequência da carreira. “Nosso sonho é disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, no Japão. A Duda não quer medalha de prata, só quer de ouro, por isso, o resultado que alcançamos nos Jogos Escolares, é que vimos buscar”, comentou sua técnica, Maria Inês que destacou ainda que somente este ano, além das conquistas no JEMG e JEJ, Eduarda faturou o Campeonato Brasileiro, o Sul-Americano e ficou em quinto lugar no Pan-Americano.

Porém, mesmo com tantas conquistas, a modalidade que mais trouxe medalhas para Minas foi o atletismo, com nove conquistas. Destaque para a estudante-atleta Raphaela Diesse Castro Pereira, da Escola Estadual Castro Pereira, de Juiz de Fora, que no lançamento de dardo, quebrou o recorde da competição cinco vezes, conquistando o ouro.

(Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)Além dela, Rafaela Cristine de Sousa, de 16 anos, da Escola Estadual Francisco Escobar, de Poços de Caldas, conquistou duas medalhas de ouro, uma no arremesso do peso com a marca de 15,05m e outra no lançamento do disco, com 40,98m. “Foram duas provas muito difíceis, uma atrás da outra, mas consegui dois importantes resultados”, disse Rafaela.

Completam o total de 22 medalhas do Time MG: judô (2), natação (2) , ciclismo (1), tênis de mesa (1), vôlei de paria (1) e xadrez Blitz (1). Clique aqui para ver a relação com todos os medalhistas do Time MG. Com um número tão expressivo de medalhas, o Time minas teve uma melhora de quase 20%, em relação ao ano passado, quando subiu 18 vezes nos pódios das disputas individuais.

O JEJ
Desta terça-feira (21), até o próximo sábado (25), é a vez da capital federal receber as disputas das modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) do JEJ. Nessa segunda parte da competição, a delegação mineira que viajou para Brasília nesta segunda-feira (20), é composta por 79 estudantes-atletas.

Os Jogos Escolares da Juventude reúne quase 4 mil alunos de todo o Brasil, entre 15 e 17 anos, estão em Brasília disputando 14 modalidades. Esta é a segunda parte dos jogos, a primeira foi disputada por alunos de 12 a 14 anos, no mês de setembro, em Curitiba.

Paralimpíadas Escolares
Vale lembrar também, que simultaneamente ao JEJ, desta terça até sexta-feira (24), serão disputadas as Paralimpíadas Escolares. A competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será realizada em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e terá a disputa de dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas.

Para a competição deste ano, a expectativa é que mais de 1.200 atletas de 12 a 17 anos disputem a competição, sendo que Minas Gerais viajou com uma delegação composta por 39 técnicos e 66 atletas.

Leia também
Minas Gerais abre sua participação nos Jogos Escolares da Juventude com medalha
Com quase 300 alunos-atletas, delegação de Minas Gerais está pronta para as disputas do JEJ e das Paralimpíadas Escolares
SEESP comemora um grande ano no fomento à prática do esporte de participação
Atleta do JEMG é campeão nos Jogos Sul-Americanos da Juventude
Minas Gerais encerra Jogos Escolares da Juventude com melhora no desempenho e revelação de novos atletas
Nos Jogos Escolares da Juventude, mineiros fecham disputas individuais com 16 medalhas e iniciam modalidades coletivas com vitórias
Nos Jogos Escolares da Juventude, mineiros conquistam dez medalhas nas disputas individuais