(Foto: Ricardo Sapi/Arquivo Pessoal)

O secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi, aproveitou as férias para prestigiar o piloto mineiro Sérgio Sette Câmara, que disputou no último final de semana o Campeonato Mundial de F2, no autódromo de Yas Marina, em Abu-Dhabi (EAU). Com apenas 19 anos, Serginho, como é chamado pelos colegas, é considerado pelos especialistas a principal promessa brasileira para chegar à Fórmula 1, maior competição de automobilismo do planeta. “Aproveitei meu período de folga para ver de perto como funcionam algumas das principais competições esportivas em outros países", comentou Sapi.

Na sexta-feira (24), a convite do piloto, Sapi visitou o box da MP Motorsport — equipe holandesa de automobilismo e atual escuderia de Sérgio. A presença do secretário trouxe sorte para o piloto, que voltou a pontuar na competição. Ele chegou em nono na corrida do sábado (25) e na oitava posição no dia seguinte (26), somando mais três pontos para a sua classificação. Com isso, o mineiro terminou a temporada a 12ª colocação geral, com 47 pontos.

“Estou muito feliz por finalizar minha temporada de forma positiva. Foi notória a melhora que tive na segunda metade do Campeonato e, com isso, consegui encerrar o ano em alta. Agradeço a todos os membros da equipe MP Motorsport que me ajudaram muito no decorrer da temporada. Aprendi muito aqui e serei sempre grato a eles, bem como, a todos os patrocinadores que estiveram conosco neste ano. Tenho certeza que, em 2018, teremos muitos motivos para comemorar”, finalizou.

O alteta é assistido pela lei Estadual de Incentivo ao Esporte, mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP).  Por meio do projeto “Minas Gerais Exportando Talento”, o Instituto Sérgio Sette Câmara captou R$ 184.450,80, fruto de renúncia fiscal do Governo de Minas Gerais, junto à Empresa de Mineração Pau Branco S/A (EMPABRA). A verba é aplicada para garantir o aprimoramento técnico de Serginho com profissionais qualificados e comprovadamente reconhecidos no cenário automobilístico, visando a melhoria técnica do piloto em busca de melhor posicionamento nos campeonatos disputados.

A temporada
(Foto: Divulgação/Dutch Photo Agency/Quick Comunicação)Sérgio Sette Câmara fez uma grande temporada inaugural na categoria em 2017, acumulando expressivos resultados. Conquistou o segundo lugar no circuito de Monza, na Itália, no início de setembro. Com o bom desempenho, o piloto chamou a atenção de várias equipes.

Em 2018, Sérgio irá integrar a equipe inglesa Carlim para a disputa do Mundial de F2. Na nova equipe, ele terá como companheiro o inglês Lando Noris, velho conhecido do piloto brasileiro, que já o teve como concorrente desde os tempos do kart. Noris foi Campeão do Europeu de F3 e anunciado recentemente como piloto do programa de desenvolvimento da Mclaren.

Minas Esportiva Incentivo ao Esporte
Por meio do programa de fomento à prática esportiva, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 511 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total 176 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 43,3 milhões. Já são mais de 108 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 64 municípios mineiros.

Saiba mais em: incentivo.esportes.mg.gov.br.

Leia também
Apoiado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, Sérgio Sette Câmara é destaque na imprensa
Secretário Arnaldo Gontijo recebe representante do piloto Sérgio Sette Câmara
Piloto de F2 apoiado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte é destaque na imprensa
Pelo segundo ano seguido Curvelo recebe uma etapa da Stock Car
Nas pistas da Fórmula 2, piloto alcança bons resultados com o apoio do Governo de Minas Gerais
Piloto apoiado pelo Minas Esportiva Incentivo ao Esporte disputará Campeonato Brasileiro de Kart