Nesta terça-feira, 19 de dezembro, o secretário Arnaldo Gontijo inaugurou mais uma Academia ao Ar Livre doada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). Desta vez o lançamento foi em Pains, no Território de Desenvolvimento Oeste.  O conjunto de equipamentos já está disponível para uso de toda a população da cidade, em especial aos moradores do entorno da Praça Juca Maneca.

Participaram da solenidade o prefeito de Pains, Marco Aurélio Rabelo Gomes; o vice-prefeito, Geraldo de Oliveira Couto; o secretário Municipal de Esportes, Bruno Silveira Oliveira; e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sérgio de Morais.

A população também prestigiou a solenidade e já despertou o interesse pelo uso dos equipamentos. Junto com a doação, a SEESP disponibilizou para a prefeitura uma cartilha com instruções para a conservação do bem e, ainda, sugestões de ações que poderão ser implementadas pela gestão local a fim de garantir a adesão da população a uma rotina de exercícios orientada, contribuindo assim para a saúde e bem estar dos moradores. “Fiquei muito feliz com a presença dos moradores da cidade nessa inauguração, o que comprova que fomos assertivos com a doação. Cumprimos aqui o objetivo de democratização da prática de atividades físicas e melhoria na qualidade de vida, além de promover um ambiente para a socialização saudável dos moradores”, afirmou Arnaldo Gontijo.

A entrega faz parte das doações de 296 academias anunciadas em agosto deste ano, o que totaliza R$ 6,3 milhões investidos por meio de emendas parlamentares e doações diretas com recursos da própria Secretaria de Estado de Esportes, como é o caso da doação inaugurada hoje em Pains. Durante a solenidade de anúncio dessas doações o prefeito de Pains, Marco Aurélio Rabelo, representou os prefeitos na cerimônia e destacou a importância das entregas como um diferencial para priorizar as demandas da população. “A forma como o governador tem conduzido o nosso estado, ouvindo as pessoas, indo em todas as regiões e compartilhando com o cidadão os problemas do governo, é um exemplo de gestão no país. Nos pequenos municípios, uma academia como essa melhora consideravelmente a qualidade da vida e motiva às pessoas”, disse.

Política pública

Os aparelhos são instalados em praças e locais públicos abertos, com o objetivo de proporcionar gratuitamente, além da prática de exercícios físicos, um espaço de lazer e interação social para as comunidades. No conjunto de equipamentos de ginástica estão simuladores de caminhada, esqui e cavalgada, além de bancos para exercícios para as pernas e braços. Cabe ao município a definição e preparação do local para receber os equipamentos, bem como a forma de acompanhamento do usuário.