Foto: Andréia Santos/Sada CruzeiroTerminou, no último sábado (03), em Montes Claros, o Campeonato Sul-Americano de Clubes de Vôlei Masculino. A competição, organizada pela Confederação Sul-Americana de Vôlei em parceria com a Federação Mineira de Voleibol, é executada pela Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil com recursos oriundos da isenção fiscal do Governo de Minas Gerais via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. A Sada Transportes e Armazenagens S/A aporta R$ 299.936,98 para a realização do evento, que tem apoio institucional da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP).

Na grande final da competição o Sada Cruzeiro, com tranquilidade, bateu o Lomas Voley, da Argentina por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/18 e 25/20.

A vitória garantiu o pentacampeonato da equipe, que também conquistou o Sul-Americano em 2012, 2014, 2016 e 2017, além de ter obtido o seu 30º título desde 2010.

A taça levantada em Montes Claros foi também o carimbo do passaporte cruzeirense para a Polônia. O clube conquistou a vaga na próxima edição do Mundial e comemorou a oportunidade de disputar novamente a competição que já venceu três vezes.

“A Polônia nos espera. Acredito que será muito legal jogar mais um Mundial no final do ano e esse era um dos nossos grandes objetivos. Mas antes disso precisamos pesar em fechar bem a temporada e concentrar todo o nosso trabalho na Superliga. Vamos com tudo! É hora de festejar bastante mais este título do Sul-Americano e desfrutar deste momento antes de voltar a trabalhar pelo próximo título”, comentou o central Simon.

Bronze

Na disputa pela terceira colocação, o anfitrião Montes Claros Vôlei levou a melhor sobre o Personal Bolívar, da Argentina. A equipe norte-mineira venceu de virada, por 3 sets a 1 – parciais de 28/30, 25/23, 25/12 e 25/15.

Casa do vôlei

Pelo segundo ano seguido Minas Gerais recebeu o Sul-Americano de Clubes de Vôlei.

Em 2017, as disputas femininas foram realizadas em Uberlândia e tiveram o Rexona-Sesc como campeão sobre as anfitriãs do Dentil/Praia Clube. Em 2018, o torneio foi realizado na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, e teve as anfitriãs do Camponesa/Minas campeãs sobre o Sesc-RJ.

Já a competição masculina teve Montes Claros como sede nos dois anos: 2017 e 2018.