A medalhista paralímpica esteve na SEESP nesta terça-feira. Foto: Renata Silva/SEESP.De volta a Minas Gerais após treinar em vários locais do Brasil ao longo de sua carreira, a tricampeã paralímpica de atletismo Terezinha Guilhermina busca, em seu estado natal, se preparar para os Jogos Tóquio 2020. Na tarde desta terça-feira (06), a atleta esteve na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, reunida com o secretário de Estado de Esportes em exercício Ricardo Sapi.

Acompanhada de seu técnico, Thales Castro, Terezinha apresentou seus projetos para o retorno a Minas, a preparação para o próximo ciclo paralímpico e atividades que ela pretende desenvolver após se aposentar das pistas: o objetivo é utilizar sua experiência para auxiliar a formação de novos atletas. “Em Maringá (Paraná), por meio do Instituto Terezinha Guilhermina, conseguimos levar vários jovens a praticarem o esporte. Além disso, realizamos corridas de rua para mobilizar a população”, contou.

Secretário Ricardo Sapi esteve com a medalhista paralímpica.Detentora de 8 medalhas em Jogos Paralímpicos, 15 em mundiais e 17 em Jogos Parapan-Americanos, a velocista recebeu de técnicos da Secretaria informações sobre mecanismos que podem viabilizar a execução de seus planos, como a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e o Bolsa Atleta.

O secretário Ricardo Sapi deu as boas-vindas à atleta. “É muito bom para o esporte mineiro ter de volta uma esportista tão consagrada. A Secretaria de Esportes está à disposição para auxiliá-la na missão de levar a bandeira de Minas Gerais aos próximos Jogos Paralímpicos”, comentou.