Foto: Tiago Ciccarini/FEEMGForam divulgadas, nesta segunda-feira (12) as sedes da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2018, realizados pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Realizada no âmbito das 47 Superintendências Regionais de Ensino, a etapa passará por 50 cidades distribuídas em seis semanas de execução, entre 16 de abril e 27 de maio.

Na microrregional, participam os estudantes-atletas das modalidades coletivas – basquetebol, futsal, handebol e voleibol – e da modalidade de xadrez, em dois módulos, nos naipes masculino e feminino. Os campeões de cada modalidade coletiva e os 4 primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional.

Inscrições

Vai até a próxima segunda-feira, 19 de março, o prazo para inscrição de municípios no JEMG 2018. Para se inscrever, o representante municipal deve acessar o link do novo sistema de informação dos Jogos, disponível no endereço www.jogosescolares.esportes.mg.gov.br. No site, estão disponíveis para consultas o regulamento geral e regulamentos específicos de cada modalidade, bem como o cronograma de execução da etapa microrregional e um passo-a-passo das inscrições das cidades e escolas. Em 2017, 830 cidades se inscreveram no JEMG – 97% do total de municípios mineiros.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais têm como objetivos fomentar a prática do esporte com fins educativos; contribuir para o desenvolvimento integral do estudante como ser social, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania; estimular a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particular; além de indicar o representante do estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

Podem participar do JEMG 2018 alunos-atletas de escolas públicas e particulares que serão divididos em dois módulos de acordo com a idade. Do módulo I participam aqueles de 12 a 14 anos, nascidos nos anos de 2004, 2005 e 2006. Já o módulo II conta com os estudantes de 15 a 17 anos, nascidos em 2001, 2002 e 2003.

Integram o programa de modalidades dos Jogos Escolares neste ano: atletismo, atletismo paralímpico, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 masculino, futebol de 7 masculino, ginástica rítmica feminina, goalball, handebol, judô, judô paralímpico, luta olímpica, natação, natação paralímpica, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa paralímpico, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.