Foto: Manoel Marques/Imprensa MGO trabalho desenvolvido desde 2015 para alavancar o esporte de alto rendimento e garantir o acesso da população às políticas públicas em prol da qualidade de vida por meio da atividade física foi reconhecido. No último sábado (21), o secretário de Estado de Esportes interino Ricardo Sapi recebeu, das mãos do governador Fernando Pimentel, a Medalha da Inconfidência, maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais. A solenidade foi realizada em Ouro Preto, por ocasião do Dia de Tiradentes. Essa foi a segunda vez que Sapi foi contemplado: ele havia recebido também em 2007, quando foi o mais jovem homenageado na época.

O secretário mostrou-se orgulhoso por ter sido escolhido e integrar a lista de 170 personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. “Estou muito honrado pelo reconhecimento ao meu trabalho no esporte. Agradeço a Deus pela saúde e sabedoria que nos dão a condição de avançar sempre. Compartilho esse momento, primeiramente, com os colegas de trabalho na SEESP, os amigos, os meus pais e irmãos”, comentou ele, que recebeu a medalha de honra.

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.  Foram 40 agraciados com a Grande Medalha, 58 com a Medalha de Honra e 72 com a Medalha da Inconfidência. De acordo com a Constituição do Estado, o governador Fernando Pimentel baixou decreto transferindo simbolicamente a capital de Minas Gerais para Ouro Preto. A cidade foi a capital mineira de 1823 até 1897.

Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG