Foto: Divulgação/Minas Tênis ClubeCom o incentivo das empresas mineiras por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), as equipes de base do voleibol feminino do Minas Tênis Náutico Clube estão na disputa do Campeonato Metropolitano AR6, que vai até meados de outubro.

No mês de maio, as atletas participaram da Copa Minas Sub-15 e Sub-17. Em junho, estiveram no Festival internacional da Cidade de Estrela (RS), terminando em quinto lugar – série prata. No mês de julho, as atletas irão participar da Copa Cidade Maravilhosa, no Rio de Janeiro (RJ).

Já a equipe Sub-21 viaja neste mês a Orlando, nos Estados Unidos, para representar Minas Gerais e o Brasil pela terceira vez na competição Aau Girls’ Junior National Volleyball Championships. Na sequência, a equipe Sub-21 também irá participar da Copa Cidade Maravilhosa.

Os projetos também atendem as categorias masculinas do voleibol, mantendo, desde abril, a participação no Campeonato Metropolitano AR/6. Os meninos representaram Minas Gerais na Copa Sesi Sub-21, em São Paulo, ficando em segundo lugar, e no Torneio Joseeng, na cidade de São José dos Campos (SP). Outra participação importante foi em maio, em Novo Hamburgo (RS), no Festival Mercosul de Voleibol Infantil/Infanto.

Os treinamentos e participações são garantidos por meio dos incentivadores e do Governo de Minas, pelos recursos captados via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

No Minas Tênis Náutico Clube, a lei incentiva as categorias de voleibol por meio de três projetos: Formação e desenvolvimento do Voleibol Masculino Sub-15 a 19 – Ano I – nº 2016.01.23; Formação e desenvolvimento do Voleibol Feminino Sub-14 a 18 – Ano II –nº 2016.01.36; Formação e desenvolvimento do Voleibol Feminino Sub-21 – Ano II – Projeto nº 2016.01.26.

Tênis

No mês de março, os atletas do Minas Tênis Clube Caio Amaral, Davi Martins, Matheus Soares, Sofia Silva e Willian Norton participaram do Circuito COSAT – Pascuas Bowl, realizado na cidade de Assunção, no Paraguai.

Na categoria 12 anos, Davi foi campeão de simples e Matheus, vice. Caio, Willian e Sofia competiram na categoria 14 anos em simples e duplas.

Em abril, os atletas Clara Penido, Davi Martins, Esther Cerqueira, Gabriel Prates, Thaly Menache e Willian Norton participaram do Circuito COSAT, de Porto Alegre (RS).

Está previsto para o mês de julho a participação de nossos atletas no Circuito COSAT, em Curitiba (PR).

Todas as participações são garantidas pelo projeto Desenvolvimento de Atletas do Tênis para o Alto Rendimento - Ano III, Nº 2016.01.0001.

Basquete e Futsal

As categorias de base do futsal e do basquete disputam, desde abril, o Campeonato Metropolitano, que será concluído em meados de setembro.

Ainda neste ano, está prevista para as equipes do basquete a participação no Torneio Sul-americano de Basquete do Círculo Militar do Paraná (sub-15) e Torneio Internacional de Franca (sub-13 e sub-15). As categorias Sub-16 e Sub-17 participaram, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, da Copa Minas Brasília. A equipe Sub-17, comandada pelo técnico Júlio Andrade (Piu), conquistou o título de forma invicta.

Todas essas participações são garantidas pelos projetos Formação e Desenvolvimento de Atletas do Futsal-Ano II, Nº 2016.01.0022 e Formação e Desenvolvimento de Atletas do Basquete-Ano III – Mini (Sub 12) à Sub 17, Nº 2016.01.0032.

Minas Esportiva Incentivo ao Esporte

Por meio do programa de fomento à prática esportiva, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 700 projetos para proporcionar benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total 214 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 52 milhões. Já são mais de 119 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 71 municípios mineiros.

Saiba mais em: incentivo.esportes.mg.gov.br.