- O que é?

O Programa Geração Esporte tem como objetivo a iniciação esportiva com foco na aquisição das habilidades motoras, sem perder o seu caráter de inclusão social.

 

- Objetivo:

Este programa promove o esporte nas suas diferentes dimensões, através das várias modalidades, para que a criança ou adolescente desenvolva sua trajetória esportiva, incorporando em sua formação integral os valores do esporte, favorecendo que se tornem jovens protagonistas nas suas comunidades. O foco da ação consiste no desenvolvimento esportivo, seguindo conhecimentos técnicos e científicos, tornando o Estado de Minas referência no âmbito nacional, na formação de jovens esportistas cidadãos.

 

- Público alvo: 

Crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 07 e 15 anos.

 

- Critérios para inscrição no núcleo: 

Crianças e adolescentes comprovadamente matriculados e frequentes em escolas públicas ou privadas, preferencialmente pertencentes a famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

 

- Como solicitar o programa:

Municípios: o edital 006/2013 é destinado a municípios interessados em executar o programa Geração Esporte para o período de 2013 a 2015. Serão classificados 110 municípios, os quais celebrarão convênios de cooperação financeira com a SEESP para a execução de um núcleo do programa, com o objetivo de atender 100 educandos.

Edital - (período 2013/2015)

Anexo I – Minutas de Convênio (município)

Anexo II – Formulário de Inscrição e Declarações (PARA SER PREENCHIDO)

Anexo III – Modelo ofício município (PARA SER PREENCHIDO)

Instituições de Ensino Superior: o edital 007/2013 é destinado a seleção das Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em executar o Geração Esporte por um período de 2 anos. Toda a documentação deverá ser enviada até o dia 30 de setembro de 2013. Para participar do programa, as IES devem ofertar o curso de Educação Física – bacharelado ou licenciatura – e possuir estrutura física mínima e adequada, dentro ou fora da instituição, disponível para desenvolver as atividades. Serão selecionadas até dez instituições de ensino para a execução de um núcleo com capacidade para atender 100 educandos.

Edital - (período 2013/2015)

Anexo I - (minuta de convênio – para conhecimento)

Anexo II - (para preenchimento)

Anexo III - (modelo de ofício para preenchimento)

 

- Critérios para inscrição de municípios no programa: 

A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) selecionou os municípios para executar o Geração Esporte através de critérios estabelecidos em edital de seleção 06/2013 publicado no “Minas Gerais” em 13 de julho de 2013. Pelo edital, qualquer prefeitura pode participar da seleção para um novo convênio bianual, ou seja, com final em 2015. O edital informou a nova metodologia, recursos disponíveis e os critérios para participação na edição 2013-2015 do Geração Esporte.

 

- Números de beneficiados: 

100 educandos por município em 108 núcleos em todo o Estado, num total de 10.800 educandos.
06 Instituições de Ensino Superior (IES) com atendimento a 600 educandos.

 

- Municípios que executam convênio na gestão 2013/2015:

Açucena, Alterosa, Alvorada de Minas, Angelândia, Araponga,Arceburgo, Berilo, Bom Despacho, Borda da Mata, Botelhos, Buenópolis, Buritis, Caeté, Camanducaia, Campo do Meio, Canaã, Candeias, Carmo de Minas, Carmo do Rio Claro, Carvalhópolis, Cataguases, Catas Altas da Noruega, Chapada do Norte,Cipotânea,Claro dos Poções, Cláudio,Coluna, Corinto, Cristália, Crucilândia, Divino, Divisa Alegre, Divisópolis, Espera Feliz, Ferros, Francisco Badaró, Franciscópolis, Frei Inocêncio, Grão Mogol, Guaranésia, Guarani, Imbé de Minas, Itaguara, Itajubá, Itamogi, Itanhandu, Itaobim, Indaiabira, Itinga, Jaboticatubas, Jacui, Janaúba, Jenipapo de Minas, Jequeri, Jordânia, Manhumirim, Marilac, Mata Verde, Monsenhor Paulo, Montalvânia, Montezuma, Morro do Pilar, Muriaé, Mutum, Nepomuceno, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Patis, Paula Cândido, Pedra do Anta, Pedra do Indaiá, Pedras de Maria da Cruz, Pingo D'água, Pirapora, Piumhi, Poço Fundo, Ponto Chique, Ponto dos Volantes, Porteirinha, Presidente Olegário, Rio Doce, Rio Vermelho, Ritápolis, Rubelita, Rubim, Sabinópolis, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Juliana, Santa Margarida, Santa Rita de Minas, Santa Vitória, Santo Antônio do Itambé, Santo Antônio do Jacinto, Santo Antônio do Retiro, Santo Hipólito, São Gonçalo do Sapucaí, São José da Safira, São Miguel do Anta, São Sebastião da Bela Vista, São Sebastião do Anta, São Tomás de Aquino, Senador Cortes, Senador Firmino, Setubinha, Taiobeiras, Três Marias, Ubaí, Ubaporanga.

 

- Instituições de Ensino Superior que executam convênio na gestão 2013/2015:

Fundação de Apoio e Desenvolvimento de Ensino de Machado (FADEMA - Machado); Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC – Lavras); Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino Superior do Norte de Minas (FADENOR/UNIMONTES – Montes Claros); Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino Pesquisa e Extensão (FADEPE/UFJF – Juiz de Fora); Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI/UEMG – Divinópolis); Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG/UNIS – Varginha).

 

- Data de criação: 

De 2005 a 2010, o programa chamou Minas Olímpica Nova Geração.
À partir de 2011 passou por uma reformulação e tornou-se Minas Olímpica Geração Esporte,
tendo sido realizado nos biênios 2011/2013 e 2013/2015.
Em fevereiro de 2017, a iniciativa adotou novo formato, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.


- Taxas:
Gratuito.


Mais informações:

Calendário de atividades 2015

Formulário matérias jornalísticas

Execução

01- Ficha de cadastro do educando

02- Autorização de participação no programa

03- Autorização de participação em excursões

04- Lista de frequência dos educandos

05- Controle de distribuição de material esportivo para educadores e educandos

06- Baixa de material do núcleo

07- Ata de reunião

Implantação

Manual colônia de férias

Guia do programa: 2011-2013 | 2013-2015

Reunião com gestores

1ª Videoconferência

2ª Videoconferência

 

- Modelo de placa 

Placa de identificação (modelo)

Obs: Placa em aço galvanizado 0,26, nas dimensões 2,5 metros X 1,5 metro, pintada na frente e verso com fundo anti-corrosivo e tinta automotiva. Verso pintado com tinta automotiva na cor branca. 


Contato:

Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação

marilda.poeiras@esportes.mg.gov.br

(31) 3915-4608 / 4612 / 4616