Territórios Esportivos é um programa da Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (SEESP-MG) que visa estimular o esporte mineiro e a prática de atividades físicas e de lazer que contribuam para a qualidade de vida da população, para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e para o fortalecimento da imagem de Minas no cenário esportivo.

As ações que compõem o programa Territórios Esportivos são:

1) Apoio e Realização de Eventos Esportivos

- Finalidade: 

Promover e incentivar eventos esportivos a fim de fomentar a prática do esporte e de atividades físicas, contribuindo para a formação desportiva e a adoção de hábitos saudáveis por parte do cidadão e criando oportunidades de competição para atletas de rendimento.

- Público-alvo:

Profissionais e praticantes do esporte.

 

2) Apoio ao Atleta e ao Profissional do Esporte

- Finalidade:

Apoiar atletas e profissionais do esporte, de modo a contribuir para a continuidade e o desenvolvimento da sua carreira esportiva.

- Público-alvo:

Atletas com vocação para modalidades orientadas ao rendimento esportivo.

 

3) Fomento do Futebol Amador

- Finalidade:

Apoiar a prática do futebol amador no estado de Minas Gerais.

- Público-alvo:

Atletas e demais praticantes de esporte.

 

4) Ampliação e Reestruturação de Espaços Esportivos

- Finalidade:

Modernização de espaços esportivos, com o objetivo de estimular a prática de atividade física e de esportes, por meio de apoio financeiro para a reforma, estruturação e construção de instalações esportivas e de lazer, assim como apoio para a aquisição de equipamentos necessários para a utilização destes espaços.

- Público-alvo:

Profissionais e praticantes do esporte.

 

Dentro dessa ação, temos a Infraestrutura Esportiva, criada em 2011, que é a disponibilização do Manual de Planejamento e Gestão de Infraestrutura Esportiva e Projetos Padrão (quadra poliesportiva, quadra oficial, campo de futebol) para facilitar a realização de obras em municípios e entidades de Minas Gerais.

O objetivo é orientar os gestores esportivos municipais sobre os procedimentos de reforma, construção e administração de instalações esportivas, beneficiando toda população de Minas Gerais.

 

Mais informações:

- Manual de Planejamento e Gestão de Infraestrutura Esportiva
- Projetos Padrão de Arquitetura


Contato:

Assessoria de Planejamento

asplan@esportes.mg.gov.br

Fone: (31) 3915-4669