- O que é?

O programa Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico destina-se a apoiar financeiramente atletas e técnicos que pleiteiem o benefício e apresentem bons históricos de resultados em competições de âmbito estadual, nacional, internacional e Olímpico/Paralímpico subsidiando em partes:

• Bolsa-atleta: preferencialmente, para cobrir gastos pessoais com inscrições em competições; passagens, hospedagem e alimentação para eventos esportivos; transporte urbano, aquisição de materiais e equipamentos esportivos para o treinamento do beneficiado.

• Bolsa-técnico: preferencialmente, para cobrir gastos pessoais com passagens, hospedagem e alimentação em eventos esportivos e participação em cursos de aprimoramento técnico-profissional.

- Objetivo:

O objetivo do programa é garantir uma manutenção da carreira dos atletas e técnicos de alto rendimento, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva, de forma a manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o Estado de Minas Gerais nas principais competições nacionais e internacionais.

- Público-alvo:

Atletas e técnicos que apresentam bons históricos de resultados em competições de âmbito estadual, nacional, internacional e olímpico/paralímpico.

- Categorias

• BOLSA-ATLETA

I- Bolsa-Atleta Estadual: destinada a atletas com idade entre 12 e 17 anos completos (nascidos entre 1999 a 2004) no ano em que requererem o benefício, que tenham participado e conquistado uma das três primeiras colocações nas competições desportivas de referência de âmbito estadual, ou no ranking indicadas, em conjunto com a SEESP, pela entidade regional de administração do desporto, realizadas no ano imediatamente anterior ao que estiver sendo pleiteado o benefício. No caso de inexistência da entidade regional, será considerada a competição desportiva de referência de âmbito estadual e o ranking, indicados, em conjunto com a SEESP, pela entidade nacional de administração do desporto, filiada, reconhecida ou vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro - COB ou ao Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. A restrição de idade não se aplica aos atletas do paradesporto.

II- Bolsa-Atleta Nacional: destinada a atletas que tenham participado e conquistado uma das três primeiras colocações nas competições desportivas de referência de âmbito nacional, ou no ranking, indicadas, em conjunto com a SEESP, pela entidade regional ou nacional de administração do desporto, realizadas no ano imediatamente anterior ao que estiver sendo pleiteado o benefício. No caso de inexistência da entidade regional, será considerada a competição desportiva de referência de âmbito nacional e o ranking indicados, em conjunto com a SEESP, pela entidade nacional de administração do desporto, filiada, reconhecida ou vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro - COB ou ao Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.

III- Bolsa-Atleta Internacional: destinada a atletas que tenham participado e conquistado uma das três primeiras colocações nas competições desportivas de referência em âmbito internacional, ou no ranking, reconhecidas pela entidade internacional de administração do desporto e indicadas, em conjunto com a SEESP, pela entidade regional ou nacional de administração do desporto, realizadas no ano imediatamente anterior ao que estiver sendo pleiteado o benefício. No caso de inexistência da entidade regional, será considerada a competição desportiva de referência de âmbito internacional e o ranking indicados, em conjunto com a SEESP, pela entidade nacional de administração do desporto, filiada, reconhecida ou vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro - COB ou ao Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.

IV- Bolsa-Atleta Olímpico e Paralímpico: destinada a atletas que tenham participado, até o terceiro ano subsequente, à edição dos jogos olímpicos ou paralímpicos, de verão ou de inverno.

• BOLSA-TÉCNICO
I – Bolsa-Técnico I: destinada aos técnicos dos atletas aptos a pleitearem a bolsa-atleta na categoria bolsa-atleta estadual.

II – Bolsa-Técnico II: destinada aos técnicos dos atletas aptos a pleitearem a bolsa-atleta nas categorias bolsa-atleta nacional, internacional e olímpico/paralímpico.

Edital 01/2016

Resolução 88/2103

Link do sistema de inscrição

Lista de selecionados - atualizada em 18/11/2016