- O que é?
Os Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG são o maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais. É uma competição esportiva-educacional na qual podem participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio dos 853 municípios. Os jogos acontecem em quatro etapas dentro de dois módulos: Módulo I com alunos de 12 a 14 anos, e Módulo II, de 15 a 17 anos. As modalidades em disputa no JEMG/2015 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

- Objetivo:
Os Jogos Escolares de Minas Gerais são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas Gerais de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

Por abranger diversas regiões do estado, o JEMG atua como canal de integração, sociabilidade e aprendizado dos alunos-atletas envolvidos nos Jogos. Por intermédio do desporto escolar, auxilia na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania.

Nesse sentido, o objetivo é instrumentalizar as escolas, por meio de diretores, orientadores pedagógicos, professores, técnicos e pais de alunos para a execução do Programa com responsabilidade social e competência técnica.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais indicam os representantes do Estado para as os Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.

- Público-alvo:

Jovens estudantes das redes de ensino pública e particular, com idade entre 12 a 17 anos.

- Critérios para inscrição:

Qualquer escola que tenha os alunos na idade adequada (de 12 a 17) e fique em primeiro lugar na modalidade disputada na etapa municipal do JEMG, tem direito de participar da etapa microrregional dos jogos.

- Números de beneficiados:

Mais de 160 mil alunos.
8 mil professores.
16 mil profissionais envolvidos.
3 mil empregos diretos.
8 mil indiretos.
Cerca de 500 mil espectadores.

- Valores investidos:

Foi investido no JEMG/2015 o valor de R$ 5.485.236,00.

- Data de criação:
Implantado em 2004.

- Taxas:
Gratuito.

Mais informações:

- Site do JEMG

- Jogos Escolares da Juventude

- Paralimpíadas Escolares

Execução do programa:

- Regulamento Geral

- Projetos de Sediamento

Números do programa:

dados jemg

*Dados baseados nos relatórios gerenciais do Programa.

Contato:

Diretoria de Eventos Esportivos